Pimco: Fed fará duas ou três subidas de juros

  • Rita Atalaia
  • 11 Outubro 2016

A Pacific Investment Management Co. acredita que o banco central dos EUA pode subir as taxas de juro duas ou três vezes até ao final do próximo ano. A decisão depende da economia e da inflação.

A Pacific Investment Management Co. (Pimco) vê cada vez mais subidas de taxas nos EUA. Acredita que a Reserva Federal dos EUA pode subir os juros duas ou três vezes até ao final de 2017. Mas esta decisão dependerá do crescimento forte da economia e da inflação.

A empresa californiana deu a sua previsão depois de os preços do petróleo terem subido para máximos de um ano, o que aumenta a especulação de que a inflação dos EUA vai acelerar. A acontecer, colocará ainda mais pressão sobre Janet Yellen.

A Pimco acredita que a economia dos EUA vai regressar a um crescimento de 2% a 2,5% em 2017, depois de ter registado uma expansão de apenas 1% durante os primeiros três trimestres deste ano. A economia está a ser impulsionada pela recuperação do investimento empresarial e consumo forte.

A inflação também deve acelerar dos 1,1% registados até agosto, em termos homólogos, para 2%–2,5% durante 2017. Isto, em conjunto com o crescimento económico, deve permitir que a Fed suba as taxas de juro duas ou três vezes entre agora e o final do próximo ano. O mercado está a incorporar apenas uma subida das taxas.

A previsão da Pimco foi impulsionada pela subida dos preços do petróleo na segunda-feira, depois de os árabes terem reforçado a confiança em torno do acordo alcançado no seio da OPEP e a Rússia ter anunciado um eventual corte na produção de petróleo.

Evolução do contrato de Brent no último mês

Fonte: Bloomberg (Valores em dólares)
Fonte: Bloomberg (Valores em dólares)

A empresa diz ainda que espera uma continuação da expansão económica global, suportada sobretudo pelas políticas monetária e orçamental. Espera que o crescimento do produto interno bruto mundial recupere ligeiramente de perto de 2,5% este ano para 2,5% a 3% em 2017. A expansão nos mercados desenvolvidos deve ficar presa num intervalo entre 1,25% a 1,75%, embora as dinâmicas do crescimento e das políticas devam divergir muito entre os EUA, Japão, Reino Unido e Zona Euro.

 

 

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Pimco: Fed fará duas ou três subidas de juros

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião