5 coisas que tem de saber antes de abrirem os mercados

BCP volta a entusiasmar a bolsa nacional com o interesse chinês, no dia em que Portugal regressa ao mercados com duas linhas de curto prazo.

Com a decisão da agência DBRS agendada para sexta-feira, o IGCP testa hoje o apetite dos investidores no mercado de dívida — ainda que vá a leilão bilhetes do Tesouro de curto prazo. Além disso, interesse dos investidores nacionais volta a focar-se no BCP: ontem atingiu máximo de um mês.

Dois cêntimos para o BCP?

As ações do BCP atingiram esta terça-feira o valor mais elevado no último mês, acima dos 1,7 cêntimos, com os investidores chineses mais próximos de entrar no capital do banco. Até sexta-feira os acionistas vão poder compor a sua carteira de títulos para fazer corresponder à proporção 75:1 do processo de fusão de ações. Depois disso, o BCP já se comprometeu a pagar 2,57 cêntimos pelas ações sobrantes.

Leilão antes da revisão

O Tesouro português regressa, esta quarta-feira, aos mercados, antes de a DBRS rever a notação da dívida portuguesa. São duas linhas de bilhetes do Tesouro que vão a leilão, a três meses e a 12 meses, com um montante indicativo um valor entre os mil milhões de euros e os 1.250 milhões de euros.

Onda de indicadores na China

São indicadores para todos os gostos: PIB, produção industrial, vendas a retalho, novos empréstimos… uma onda de dados económicos que a China vai apresentar e que vão permitir conhecer ao detalhe o estado da economia que rivaliza com os EUA

Fed e o Livro Bege

Janet Yellen e a Reserva Federal norte-americana publicam o Livro Bege, um documento importante do ponto de vista do investidor. Há pistas e sugestões quanto à perceção que banqueiros centrais norte-americanos têm da economia, representando uma espécie de bola de cristal para perceber o timing da subida da taxa de juros na maior economia do mundo.

Morgan Stanley presta contas

Dos grandes bancos norte-americanos, o Morgan Stanley é o último a prestar contas em Wall Street. Se os resultados dos rivais servem de barómetro, o Morgan Stanley deverá revelar esta quarta-feira boas notícias aos investidores.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

5 coisas que tem de saber antes de abrirem os mercados

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião