Euro em mínimos de três meses à espera do BCE

A divisa única da Zona Euro segue em terreno negativo pela terceira sessão, com o mercado a aguardar medidas do BCE só em dezembro. O euro está em mínimos de três meses.

O Euro perde fôlego face ao dólar pela terceira sessão consecutiva. A moeda única da Zona Euro recua 0,03%, para os 1,0971 dólares, atingindo o patamar mais baixo dos últimos três meses. O recuo da divisa comunitária acontece numa altura em que o mercado aguarda o resultado da reunião de política monetária do Banco Central Europeu, que decorre hoje.

Não são esperadas alterações face às medidas atualmente em vigor, mas o mercado espera por eventuais pistas que o presidente da instituição — Mario Draghi — possa dar na conferência de imprensa que sucede à reunião relativamente à extensão do programa de compra de dívida.

A maioria dos economistas sondados pela Bloomberg anteveem que a instituição liderada por Mario Draghi prolongue o seu programa de compra de obrigações, de 1,7 biliões de euros, em dezembro, e que não comece a travar as compras de ativos antes do segundo trimestre de 2017.

Já o FT diz que Portugal poderá entrar no discurso. Aponta para a possibilidade de Draghi clarificar a elegibilidade ou não dos títulos nacional caso o rating seja cortado pela DBRS. A agência canadiano revê a sua avaliação da dívida soberana lusa na próxima sexta-feira.

Sabia que…

Dia Europeu da Estatística / Fonte: INE
Dia Europeu da Estatística / Fonte: INE

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Euro em mínimos de três meses à espera do BCE

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião