BoE preocupado com o Deutsche Bank e banca italiana

O Banco de Inglaterra quer que os maiores bancos britânicos revelem a exposição que têm tanto a instituições italianas como ao Deutsche Bank. Quer estar preparado para uma eventual crise.

Há stress na banca? Há. O Deutsche Bank e os bancos italianos, mais especificamente o Monte dei Paschi, são prova disso. E, depois de gerarem apreensão junto dos investidores, o estado de alerta chegou aos supervisores do setor, os bancos centrais. Pelo menos o de Inglaterra.

O Banco de Inglaterra já está no terreno a avaliar a dimensão do problema: está a pedir aos maiores bancos britânicos para revelarem a exposição que têm a estas instituições problemáticas, refere o Financial Times. O Prudential Regulation Authority (PRA), o braço de supervisão prudencial do Banco de Inglaterra, esteve nas últimas semanas a fazer esse trabalho. O PRA não comenta essa atuação.

Este pedido aos bancos surge numa altura em que o Deutsche Bank tem sido fortemente castigado pelos investidores perante receios quanto à solvabilidade da instituição após a multa de milhares de milhões de dólares aplicada nos EUA. E também que o Monte dei Paschi é alvo de elevada especulação no mercado com valorizações expressivas perante o plano estratégico apresentado e quedas abruptas fruto das dúvidas sobre se as metas serão possíveis de alcançar.

O Banco de Inglaterra pretende precaver-se da eventualidade de a queda de um destes bancos, ou de outras instituições financeiras italianas, colapsar. Pretende evitar que aconteça o que se verificou na crise financeira e 2008 quando a queda do Lehman Brothers acabou por arrastar uma série de outros bancos a nível mundial. Conhecendo as ligações dos seus bancos com estes outros, poderá mais facilmente encontrar soluções.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

BoE preocupado com o Deutsche Bank e banca italiana

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião