Desemprego em Espanha abaixo dos 20%

  • Ana Luísa Alves
  • 27 Outubro 2016

Desemprego em Espanha cai para níveis inferiores a 20% no terceiro trimestre do ano, contrariamente às expetativas dos analistas.

No momento em que o atual primeiro-ministro Mariano Rajoy está perto de formar Governo, após meses de impasse político, o desemprego em Espanha caiu para o valor mais baixo dos últimos seis anos, devido ao aumento do emprego no setor dos serviços.

O desemprego caiu para os 18,9% no trimestre que se encerra em setembro, revelou o Instituto Nacional de Estatística espanhol esta quinta-feira. É uma descida dos 20% no segundo trimestre do ano, e mais baixo também que os analistas da Bloomberg, que previram uma queda do desemprego espanhol para os 19,3% no segundo trimestre. O número de espanhóis sem emprego caiu para os 4,3 milhões, depois de, durante a crise em 2013, ter estado nos seis milhões.

Estes novos números vão impulsionar, segundo a Bloomberg, a formação do Governo por parte do primeiro-ministro, que pode ainda esta semana voltar a assumir o cargo que já desempenha, mesmo depois de o Partido Socialista espanhol, o PSOE, ter dito que se ia abster na segunda votação da investidura de Rajoy.

No último ano, a economia espanhola viu nascer mais de 400 mil novos postos de trabalho, segundo o comunicado do INE, uma vez que a incerteza política também foi diminuindo e houve algum benefício proveniente do turismo, que contou com mais visitantes no país. O setor dos serviços foi o que mais postos de trabalho viu surgir, com mais de 178 mil empregos novos. O inverso aconteceu com a agricultura, e a indústria cresceu de modo mais lento.

Dados recentes mostram ainda que o crescimento da economia espanhola possa crescer 0,7% no terceiro trimestre, de acordo com uma pesquisa da Bloomberg, embora este valor represente um ligeiro recuo do valor do trimestre anterior, em que se verificou um crescimento económico de 0,8%.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Desemprego em Espanha abaixo dos 20%

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião