Governo: Punição a autarcas não vai desaparecer

  • ECO
  • 30 Outubro 2016

Eduardo Cabrita rejeita a ideia de que o Executivo de António Costa quer desresponsabilizar os autarcas por dinheiro mal gasto. Autarcas terão "a mesma responsabilidade" que membros do Governo.

O gabinete do ministro-adjunto, Eduardo Cabrita, rejeita a ideia de que o Governo de António Costa quer desresponsabilizar os autarcas por dinheiro mal gasto. Isto depois de o jornal Expresso ter dito que uma norma no Orçamento do Estado para 2017 equipara presidentes da Câmara e vereadores a membros do Governo. E isenta-os de qualquer responsabilidade financeira em decisões que tenham tido pareceres favoráveis de técnicos de serviços de autarquias.

“Os membros dos executivos autárquicos vão ter exatamente a mesma responsabilidade que têm hoje os membros do governo no que respeita à responsabilidade financeira reintegratória”, explica fonte do gabinete de Eduardo Cabrita ao Diário de Notícias. A fonte acrescenta que a norma “pretende equiparar o regime aplicável aos autarcas locais ao regime em vigor para os titulares de cargos políticos”, conferindo-lhes “responsabilidades idênticas”.

O Expresso explica que, na prática, o Tribunal de Contas (TC) vai deixar de poder multar ou obrigar a devolver dinheiro à Câmara a qualquer autarca que tenha praticado um ato financeiro considerado ilegal ou que tenha gasto mal o dinheiro, a menos que tenha contrariado um inferior hierárquico. Apenas neste caso será responsabilizado.

O TC já disse estar “preocupado” com esta norma. Mas não é o único. O Bloco de Esquerda já disse que considera a proposta do Governo “lamentável” e “inadmissível”. O partido de esquerda diz estar a preparar-se para propor a sua remoção na discussão do Orçamento na especialidade.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Governo: Punição a autarcas não vai desaparecer

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião