Arábia Saudita diz adeus ao ministro das Finanças

  • Rita Atalaia
  • 31 Outubro 2016

Em maio, a Arábia Saudita demitiu o ministro do Petróleo. Agora foi o ministro das Finanças. Isto numa altura em que a economia do reino esta numa situação complicada.

Depois de ter afastado o ministro do Petróleo no início do ano, o rei da Arábia Saudita dispensou agora o ministro das Finanças. A decisão é tomada numa altura delicada para a economia muito dependente do petróleo e após os sauditas terem avançado com a maior emissão de dívida soberana do Médio Oriente para ajudar as finanças públicas.

Mas esta operação de financiamento não foi suficiente para manter o ministro das Finanças no cargo. Num anúncio feito na televisão estatal, o rei Salman disse que o novo ministro das Finanças é Mohammed al-Jadaan. O ministro ajudou a Arábia Saudita a abrir o mercado de ações ao investimento direto estrangeiro. Mohammed al-Jadaan vai agora ajudar o reino a reorganizar as suas finanças.

Um dos passos dados para ajudar a economia do país foi a emissão de dívida, que foi uma forma de diversificar as fontes de receita. A Arábia Saudita tem sido fortemente penalizada por um período longo de preços baixos do petróleo. Uma situação que o próprio país fomentou ao inundar o mercado de petróleo num contexto de fraca procura.

Para impulsionar os preços, a Arábia Saudita, a maior produtora de petróleo do mundo, está a tentar chegar a um acordo com os outros produtores para cortar a produção. A redução do excesso de oferta no mercado poderá proporcionar um aumento dos preços do petróleo.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Arábia Saudita diz adeus ao ministro das Finanças

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião