Sauditas propõem corte da produção de petróleo

  • Rita Atalaia
  • 23 Setembro 2016

A Arábia Saudita ofereceu-se para reduzir a produção de petróleo se o rival Irão concordar limitar a sua própria produção este ano. OPEP reúne-se na próxima semana.

A Arábia Saudita diz que está disposta a cortar a produção de petróleo se o Irão concordar congelar a sua produção este ano, de acordo com o que fontes próximas do assunto disseram à Reuters.

“A Arábia Saudita está preparada para cortar [a produção], mas o Irão tem de concordar com o seu congelamento“, diz uma fonte. Mais três fontes confirmam que a oferta foi apresentada ao Irão.

A proposta, que ainda tem de ser aceite ou rejeitada por Teerão, foi feita este mês, referem as fontes, que pediram anonimato. O nível de produção do Irão situa-se atualmente nos 3,6 milhões de barris por dia, dizem as fontes.

Uma fonte próxima do Irão não quis fazer comentários sobre os detalhes da proposta, mas não excluiu a possibilidade de um compromisso na próxima semana. “Eles têm de falar cara a cara”, diz a fonte. Ainda não houve comentários oficiais da Arábia Saudita ou do Irão.

Os membros da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP) vão reunir-se no Fórum Internacional de Energia, que decorre entre 26 e 28 de setembro. Os preços do petróleo receberam um impulso no início desta semana depois de a Argélia ter avançado a possibilidade de o encontro informal da OPEP poder transformar-se numa reunião extraordinária formal para discutir um eventual corte de produção que permita reequilibrar o mercado petrolífero.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Sauditas propõem corte da produção de petróleo

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião