Bancos começam hoje a comunicar probabilidade de incumprimento das empresas

  • Lusa
  • 1 Novembro 2016

A partir de hoje, os bancos a operarem no mercado nacional passam a estar obrigados a apresentarem ao regulador o risco de incumprimento de crédito por parte das empresas.

Os bancos passam a partir de hoje a comunicar ao Banco de Portugal a probabilidade de incumprimento de empresas suas devedoras com sede em Portugal, seguindo a instrução do regulador relativa à comunicação das responsabilidades decorrentes de operações de crédito.

“A comunicação de informação ao Banco de Portugal ao abrigo da presente Instrução [número 11/2016, publicada a 15 de setembro] inicia-se no dia 1 de novembro de 2016, com o reporte dos saldos de responsabilidades de crédito e probabilidades de incumprimento referentes a outubro de 2016”, lê-se no documento do Banco de Portugal.

Esta obrigatoriedade aplica-se aos bancos, Caixa Central e caixas de crédito agrícola mútuo e caixas económicas residentes no território português.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história e às newsletters ECO Insider e Novo Normal.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Bancos começam hoje a comunicar probabilidade de incumprimento das empresas

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião