Wall Street vive maior ciclo de quedas em 36 anos

É um marco para a bolsa norte-americana a quatro dias das eleições. O S&P 500, o índice de referência, caiu ligeiramente 0,2%, completando nove sessões consecutivas de quedas.

O receio confirmou-se: Wall Street não escapou ao maior ciclo de quedas desde 1980 ao acumular nove dias de perdas. É um marco para a bolsa norte-americana a quatro dias das eleições. O S&P 500, o índice de referência, caiu ligeiramente 0,2% para os 2.085,33 pontos. O suspense arrastou-se até ao fecho de Wall Street.

A especulação à volta do aumento da taxa de juro pela Reserva Federal na reunião antes de o ano terminar, mas principalmente as eleições presidenciais, estão a marcar o ritmo da bolsa norte-americana. E nem os números positivos do desemprego foram capazes de anular essa incerteza e animar os investidores.

“Os números positivos do emprego podem tornar mais real probabilidade de aumento da taxa de juro e fazer com que o dólar suba, mas nada vai acontecer nos mercados até às eleições”, avisa o analista da Evercore ISI à Bloomberg. Dennis Debusschere diz que as expectativas dos mercados estão a ser neutralizadas pelo aproximar das eleições presidenciais.

Os números positivos do emprego podem tornar mais real probabilidade de aumento da taxa de juro e fazer com que o dólar suba, mas nada vai acontecer nos mercados até às eleições.

Dennis Debusschere

Analista da Evercore ISI

As últimas sondagens mostraram um subida nas intenções de voto em Donald Trump, com Hillary Clinton a ser penalizada pela reabertura do caso dos emails por parte do FBI. Há um cenário de empate que só deverá ficar resolvido no dia das eleições, a próxima terça-feira, que está a fazer aumentar o clima de incerteza nos mercados.

Além do S&P 500, também os restantes índices norte-americanos fecharam em terreno negativo. O Dow Jones caiu 0,23% para os 5.046,37 pontos. Já o Nasdaq deslizou 0,23% para os 17.888,35 pontos.

Editado por Paulo Moutinho

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Wall Street vive maior ciclo de quedas em 36 anos

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião