Caldeira Cabral: Críticas de Schäuble são “irresponsáveis”

Caldeira Cabral, ministro da Economia, atacou Schäuble pelas declarações proferidas pelo homólogo relativamente às políticas económicas de Portugal.

Manuel Caldeira Cabral criticou as recentes declarações do seu homólogo alemão. Em entrevista ao Handelsblatt, o ministro da Economia considerou que as críticas às políticas económicas que estão a ser adotadas pelo governo português são “irresponsáveis”.

Wolfgang Schäuble afirmou, durante um discurso em Bucareste, na Roménia, que Portugal estava a ser bem-sucedido… até entrar um novo governo, liderado por António Costa. “Portugal foi muito bem-sucedido até ao novo Governo. Depois das eleições (…), [o novo Governo] declarou que não iria respeitar aquilo que tinha sido acordado pelo Governo anterior”, disse, à data, Schäuble.

“Foi neste sentido que alertei o nosso colega português, porque lhe disse que se for por esse caminho iria assumir um grande risco, e eu não assumiria tal risco”, acrescentou. Palavras que não caíram bem logo na altura, nem a António Costa nem a Carlos César. E mereceram agora resposta de Caldeira Cabral.

Os comentários feitos por Schäuble e por Klaus Regling [que alertou que temos de “ter muito cuidado para que a competitividade conquistada com muito esforço (…) não seja posta em risco”], poderão “ter um custo elevado, não só para os países criticados, mas também os de quem fez a crítica já que podem destabilizar a Europa“, disse na entrevista citada pela Bloomberg.

Ao mesmo tempo, o ministro da Economia rematou que a especulação de que Portugal poderá necessitar de um segundo resgate está “longe da realidade”. O país tem acesso aos mercados, com a taxa a 10 anos em torno dos 3%. A DBRS manteve o rating em nível de investimento, permitindo que os títulos nacional sejam elegíveis para as compras do Banco Central Europeu.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Caldeira Cabral: Críticas de Schäuble são “irresponsáveis”

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião