Eurogrupo não discute nem vai discutir juros da dívida portuguesa

  • Lusa
  • 7 Novembro 2016

Dijsselbloem afirmou esta segunda-feira que não há mais discussão quanto a uma possível renegociação dos juros da dívida portuguesa, alegando que Portugal e Grécia são casos diferentes.

O presidente do Eurogrupo garantiu hoje, em Bruxelas, que o fórum de ministros das Finanças da zona euro não discutiu nem discutirá uma eventual renegociação dos juros da dívida portuguesa, argumentando que há uma “grande diferença” relativamente à Grécia.

“Não discutimos e não vamos discutir, porque Portugal é capaz de gerir a sua própria dívida. E não estamos certos que assim seja no caso da Grécia, é essa a grande diferença. Não vamos confundir” as situações, declarou Jeroen Dijsselbloem, quando questionado sobre se uma renegociação da dívida grega poderia ser estendida aos juros da dívida portuguesa, que o próprio ministro das Finanças, Mário Centeno, admitiu serem muito elevados.

Questionado sobre se Centeno abordou hoje a questão em Bruxelas, depois de o ter feito na semana passada na Assembleia da República, o presidente do Eurogrupo disse que “não, e (se o fizesse) não ajudaria muito o já difícil processo da sustentabilidade da dívida da Grécia”.

Na semana passada, durante o debate na generalidade sobre a proposta de Orçamento do Estado para 2017, Centeno admitiu que “é necessário que Portugal tenha uma redução na taxa de juro que paga pelo seu endividamento”.

O ministro escusou-se a prestar declarações aos jornalistas no final da reunião de hoje do Eurogrupo, apenas devendo fazê-lo depois da audição na qual participará na terça-feira ao final da tarde no Parlamento Europeu, em Bruxelas, no quadro do “diálogo estruturado” sobre o processo de possível suspensão de fundos a Portugal e Espanha devido ao défice excessivo.

Presente na conferência de imprensa final do Eurogrupo, o responsável do Mecanismo Europeu de Estabilidade, Klaus Regling, corroborou a ideia de Dijsselbloem, ao defender que os casos de Portugal e Grécia são muito distintos, exemplificando com os juros da dívida a 10 anos no mercado secundário, que no caso de Portugal rondam os 3,5%, enquanto para a Grécia são de 8%, apontou.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Eurogrupo não discute nem vai discutir juros da dívida portuguesa

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião