Quem vem ao WS? Este mapa mostra de onde são

São milhares que têm um destino em comum: Lisboa. Este mapa diz-lhe qual é o país de origem de quem vai pisar o palco do Web Summit.

São, no mínimo, 50 mil participantes que vão chegar (ou já chegaram) a Lisboa para ir ao Web Summit. Muitos deles já instalaram a aplicação e um estudante espanhol de Engenharia Informática reuniu as localizações dos utilizadores da app para fazer uma mapa. Ei-lo:

web summit mapa

O mapa mostra que é da Europa que vão chegar a maior parte dos participantes do Web Summit em Lisboa. Holanda, Bélgica e Alemanha são os países onde o aglomerado de utilizadores da app se concentram na Europa. Mas há também muitos participantes que vão chegar dos EUA, em específico da Califórnia (onde se situa Sillicon Valley, o oásis empreendedor norte-americano) e de Nova Iorque. O Brasil e a Índia também parecem ser dois locais onde muita gente vai apanhar um avião para Lisboa.

web summit mapa

Já em Portugal, o principal aglomerado está na área da Grande Lisboa, como seria de esperar. Contudo, há outras cidades que se destacam: Faro, Évora, Setúbal, Leiria, Aveiro, Porto e Braga. É no litoral que se concentra a maior parte dos participantes portugueses, mas o interior também se vai deslocar à capital para presenciar a primeira edição do Web Summit em Portugal.

Ao ECO, o voluntário no Web Summit 2016, Dani Álvarez Welters, explicou que os dados são da própria aplicação Android e são acessíveis a quem tenha conhecimentos de mobile, mas não há nenhum hacking.

No entanto, o estudante da Universidade La Salle, em Barcelona, refere que os dados mais sensíveis como os números de telemóvel ou emails não são acessíveis. Dani Álvarez Welters, de 23 anos, vai ser um dos muitos voluntários do evento, neste caso na equipa que vai ajudar as startups a tirarem o melhor partido do Web Summit.

Sabia que os vietnamitas estão muito interessados no Web Summit?

A dias do Web Summit, na passada sexta-feira, o secretário de Estado da Indústria, João Vasconcelos, retweetou no seu Twitter uma imagem com dados relacionados com o evento. Este mapa utiliza dados do Google Analytics para traçar o interesse nos vários pontos do mundo: a Europa é quem mais pesquisa sobre o Web Summit num ranking liderado por Espanha, seguido por França, Reino Unido e Alemanha. No top 5 há, no entanto, um intruso: o Vietname. Os vietnamitas parecem estar muito interessados no evento que cruza tecnologia com empreendedorismo.

A compilação foi feita pela Kalinax, uma empresa de business inteligence e tratamento de dados. Em Portugal, por exemplo, existem por dia 2.300 pesquisas no Google sobre o Web Summit. Já os Estados Unidos da América são o nono país com mais interesse no Web Summit.

Um dos dados mais interessantes é o facto da Irlanda — país onde o evento se realizava até este ano — não ter deixado de querer saber do evento. Pelo contrário, aparece na sétima posição dos países que mais interesse têm e é o primeiro nos dados de interesse per capita. O segundo país é Cabo Verde e o terceiro o Luxemburgo.

per capita web summit
Fonte: Kalinax.

Editado por Mónica Silvares

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Quem vem ao WS? Este mapa mostra de onde são

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião