Sonae investe mais de um milhão de euros por dia

O grupo co-liderado por Ângelo Paupério investiu 293 milhões de euros até setembro. Contas feitas, a Sonae investiu mais de um milhão de euros por dia, tendo criado perto de 3 mil postos de emprego.

A Sonae investiu 293 milhões de euros nos primeiros nove meses de 2016. Contas feitas a empresa co-liderada por Ângelo Paupério e Paulo Azevedo investiu mais de um milhão de euros por dia. A informação consta da apresentação feita hoje pela empresa à Comissão de Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

O grosso dos investimentos terá sido canalizado para o retalho especializado concentrado na sub-holding Sonae Retalho Especializado (Sonae SR). A empresa liderada por Miguel Mota Freitas absorveu 119 milhões de euros de investimento, enquanto que a Sonae MC, que agrega a área do retalho alimentar captou 114 milhões de euros.

A Sonae RP, unidade de imobiliário de retalho, foi responsável por 45 milhões de investimento, e a Sonae IM, unidade de gestão de investimentos pelos restantes 15 milhões de euros.

Luís Reis, Chief Corporate Center Office (CCCO) da Sonae adiantou ao ECO que “estes números são tanto mais significativos numa altura em que se fala de que há empresas a retirar investimento de Portugal, sendo que este investimento é sobretudo realizado em Portugal”. Para o CCCO da Sonae este número implica também que a Sonae “criou nos primeiros nove meses do ano cerca de três mil postos de trabalho em Portugal”.

"estes números são tanto mais significativos numa altura em que se fala de que há empresas a retirar investimento de Portugal, sendo que este investimento é sobretudo realizado em Portugal”

Luís Reis

Em termos de parque de lojas a Sonae abriu 88 novas unidades, passando a totalizar 1524 unidades. Deste número constam já as 94 unidades da insígnia Salsa.

Sobre os números da Sonae relativamente aos primeiros nove meses do ano, Luís Reis diz que “estes resultados são muito bons do ponto de vista estratégico, operacional e do investimento”.

Para além da boa performance da Sierra e da Nos (que já reportaram resultados), Luís Reis destaca o bom desempenho conseguido quer no retalho, onde “há um reforço claro da quota de mercado quer da Worten, quer do Continente”, quer no retalho especializado “impulsionado também pela aquisição da Salsa“.

Luís Reis salienta o “crescimento de 8,4% no Continente nos primeiros nove meses do ano, acima do mercado que está a crescer 2,3% e ainda o crescimento na Ibéria da Worten que está a crescer a um ritmo de 7% e ainda do retalho especializado que cresce 17,5% mas impulsionado pela consolidação da Salsa”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Sonae investe mais de um milhão de euros por dia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião