Obama: “A Presidência e a vice-presidência são maiores do que nós”

  • Margarida Peixoto
  • 9 Novembro 2016

Barack Obama reconheceu a derrota dos democratas, pediu aos jovens que não se deixem tornar cínicos e apelou à união entre os americanos. Vale sempre a pena lutar pelo que acreditamos, frisou.

União, democracia, fé na política. O discurso de Barack Obama foi direto ao ponto: Hillary perdeu as eleições mas merece admiração, os jovens que acreditaram nela e se envolveram na política não se devem tornar cínicos, a derrota faz parte da democracia e há que unir o país. Obama passa o testemunho a Donald Trump: “A Presidência e a vice-presidência são maiores do que nós”, lembra.

Barack Obama falou logo a seguir a Hillary Clinton e fez questão de elogiar a derrotada. Não podia estar mais orgulhoso da candidata democrata, apesar dos resultados: “Estou orgulhoso dela”, frisou. Até porque, lembrou, as derrotas fazem parte da democracia. “Já perdi eleições antes, é assim que a política funciona”, diz. “Lambemos as feridas, sacudimo-nos e voltamos a jogo, seguimos em frente. Essa presunção de boa-fé é essencial para uma democracia vibrante”, defendeu.

O ainda Presidente dos EUA citou Hillary para se dirigir aos jovens. “Não fiquem desiludidos. Não se tornem cínicos”, pediu. “Tal como disse Hillary, lutar por aquilo em que acreditamos, vale a pena”, defendeu.

Daí que o mais importante, agora, seja unir a América. Mesmo que as diferenças entre aquilo em que acredita e o que Donald Trump defende sejam enormes. “Não é segredo que Trump e eu temos diferenças significativas”, reconheceu.

Por isso, frisou, há que unir os americanos: “Não somos democratas primeiro, ou republicanos primeiro. Somos América primeiro.” O país precisa de um “sentido de união, de inclusão, de respeito pelas instituições, do nosso modo de vida e do respeito uns pelos outros”, disse, pedindo a Trump que mantenha estes princípios. “Estamos todos a torcer pelo seu sucesso na união e na liderança deste país”, garantiu.

A transição de poder será assim suave. “No final de contas, estamos todos na mesma equipa”, disse, referindo-se à democracia.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Obama: “A Presidência e a vice-presidência são maiores do que nós”

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião