Euro em mínimos desde janeiro
O euro está a perder face ao Dólar, depois de a vitória de Trump ter aumentado a expeculação em torno de uma possível subida da taxa de juro norte-americana.
O euro está a perder valor face ao dólar. A moeda norte-americana está a negociar em máximos à boleia da vitória de Donald Trump nas presidenciais dos EUA que está a fazer aumentar a especulação em torno de uma subida rápida dos juros por parte da Fed.
O euro regista uma queda de 0,89% para 1,0758 dólares, mas chegou aos 1,0757 durante a parte inicial da sessão. Tocou num mínimo de 6 de janeiro, sendo que com a descida de hoje passou a apresentar um saldo negativo frente à divida dos EUA em 2016.
O mercado está a refletir no cambial as diferentes expectativas para as taxas de juro da Reserva Federal dos EUA e do Banco Central Europeu. Mario Draghi deverá manter a taxa de referência em 0% numa altura em que a economia continua sem dar sinais sólidos de recuperação e é grande a instabilidade política.
Ao mesmo tempo, do outro lado do Atlântico, a vitória de Donald Trump está a aumentar a especulação sobre os juros da Fed. A promessa de gastar muitos milhares de milhões de dólares poderá puxar pela inflação, levando Janet Yellen a subir rapidamente os juros o que aumentará o diferencial de taxas entre os dois blocos económicos. E quem ganha é o dólar.
“Esta é uma semana em que vamos perceber quais são as prioridade políticas de Donald Trump“, referiu Sim Moh Siong, estratega do Bank of Singapure, à Bloomberg. Os traders estimam que existe uma probabilidade de 84% de a FED aumentar a taxa de juro na reunião de dezembro.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Euro em mínimos desde janeiro
{{ noCommentsLabel }}