Inédito: Internet ganha à TV na Alemanha

  • Marta Santos Silva
  • 16 Novembro 2016

Passa mais tempo a ver televisão ou a navegar na internet com outros dispositivos? Na Alemanha, a internet vai começar a ganhar a guerra de audiências a partir de 2017.

Pela primeira vez, a internet vai ultrapassar as audiências da televisão. A viragem acontece em 2017 na Alemanha, onde os adultos vão passar mais tempo na Internet do que a ver TV, segundo um estudo revelado pela empresa EMarketer Inc.

“Nos últimos anos, a penetração da internet subiu mesmo entre os habitantes mais idosos da Alemanha“, disse uma das analistas da empresa, Karin von Abrams, à Bloomberg. Embora a televisão vá manter uma grande audiência, a mudança é clara e motivada em parte pela ação das produtoras de televisão: “Há mais conteúdos televisivos a migrar para as plataformas digitais”.

Em 2017, as pessoas com mais de 18 anos na Alemanha vão passar em média três horas e 44 minutos por dia na internet, seja em dispositivos como computadores portáteis, seja em dispositivos móveis. A média da televisão vai ser seis minutos mais baixa.

É uma transição que já se antevia há muito, há medida que o tempo passado a ver televisão ia diminuindo lentamente, tendo praticamente estabilizado, enquanto o tempo passado na internet aumentava a rápida velocidade à medida que uma porção maior da população passava a ter acesso, incluindo os mais idosos.

A Alemanha tem 63,6 milhões de utilizadores da internet, o que faz dela o país com a maior população digital da Europa ocidental.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Inédito: Internet ganha à TV na Alemanha

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião