#alltypesallswipes: Tinder deixou de ser binário

  • Juliana Nogueira Santos
  • 17 Novembro 2016

Antes a aplicação perguntava se era homem ou mulher, agora a lista de géneros expandiu-se.

A aplicação de encontros Tinder deu um dos passos mais importantes em direção à tolerância de género com o alargamento de opções a escolher no campo “sexo”. Até hoje só era possível um utilizador definir-se na aplicação como masculino ou feminino, deixando de fora um espetro vasto de géneros, entre os quais o transgénero.

Com o mote “Todos são bem-vindos” e direito a hashtag a condizer — #alltypesallswipes, ou em português, “todos os tipos, todos os deslizes”, fazendo menção ao gesto icónico da aplicação, o deslize — foi implementada esta modificação que parece tão pequena, mas que pode mudar drasticamente a maneira como as pessoas utilizam o serviço e se sentem ao utilizá-lo.

Em declarações à Fast Company, Sean Rad, presidente da Tinder, justificou que esta atualização vem no seguimento de inúmeros reportes de abuso sem motivo aparente. Depois de uma análise mais profunda, a equipa percebeu que havia um alvo comum: os transexuais.

"Quando ouvi falar disto pela primeira vez, a minha reação foi: isto é terrível.”

Sean Rad

CEO da Tinder

O que acontecia era que, quando descobriam que as pessoas com quem falavam eram transexuais, os utilizadores reportavam isso como um abuso, pelo que esses eram imediatamente banidos da aplicação.

Assim, a resolução encontrada pela empresa americana foi, em vez de expulsar os transfóbicos, dar oportunidade a toda a gente de poder escolher, de entre uma lista extensa, o género em que se enquadra e de, se não se sentir à vontade com essa exposição, ocultar o género.

moregendersblog
Novo menu de escolha de género que conta com a opção “Mais” e o comando de ativar ou desativar “Mostrar o meu género no perfil”.

Esta é a maneira da empresa dar as boas-vindas a todos e tentar criar uma ambiente mais saudável e tolerante na aplicação. A funcionalidade ainda não está disponível no nosso país, estando em experimentação nos Estados Unidos, Reino Unido e Canadá.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

#alltypesallswipes: Tinder deixou de ser binário

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião