Concorrência aprova entrada da Prio no negócio da eletricidade

  • Lusa
  • 18 Novembro 2016

Negócio não é "suscetível de criar entraves significativos" à concorrência efetiva nos mercados identificados como relevantes pela AdC.

A Autoridade da Concorrência (AdC) deu luz verde à operação de concentração da empresa de combustíveis Prio com a comercializadora de eletricidade Enforcesco, segundo um aviso hoje publicado.

Na prática, a Prio, uma empresa que já foi da construtora Martifer mas agora é detida pela empresa de capital de risco Oxy Capital, vai comprar uma participação na Enforcesco, dona da marca Yes Low Cost Energy (YLCE), e ao mesmo tempo a Oxy Capital vai comprar uma participação na empresa de energia, passando ambas a ter o controlo conjunto sobre a Enforcesco.

A não oposição da AdC ao negócio, hoje decidida e também publicada, segundo o aviso disponível na página da autoridade na internet, justifica-se por não ser “suscetível de criar entraves significativos” à concorrência efetiva nos mercados identificados como relevantes pela AdC.

A operação de concentração em causa consiste na aquisição pela OXY CAPITAL – Sociedade Gestora de Fundos de Capital de Risco, por intermédio do Fundo Revitalizar para a Região Centro, da Prio Energy-SGPS, e da Prio.E, e pela sociedade Enforce Capital (sociedade gestora de participações sociais que, atualmente, já detém a maioria de capital na Enforcesco) do controlo conjunto sobre a sociedade Enforcesco (sociedade ativa no fornecimento de energia elétrica a clientes industriais, pequenas empresas e clientes residenciais), segundo o mesmo aviso.

A operação de concentração tinha sido notificada à AdC em 22 de setembro deste ano.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Concorrência aprova entrada da Prio no negócio da eletricidade

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião