Volkswagen despede 30 mil trabalhadores

  • Leonor Rodrigues
  • 18 Novembro 2016

A fabricante alemã chegou a acordo com a comissão de trabalhadores. Em 10 anos, a marca pretende dispensar 30 mil colaboradores e transitar para a produção de veículos elétricos.

A Volkswagen chegou a acordo com os trabalhadores para despedir 30.000 pessoas. A comissão de trabalhadores e a administração da marca estavam em negociações há vários meses. Esta sexta-feira o conselho de supervisão reúne-se para aprovar as novas medidas de contenção de custos.

A maior fabricante de automóveis da Europa pretende dispensar 30.000 trabalhadores nos próximos 10 anos. O corte na despesa é de 3,7 mil milhões de euros e é crucial depois das fraudes levadas a cabo pela Volkswagen, que admitiu adulterar as emissões dos veículos a diesel nos testes de controlo. A polémica fez com que a marca perdesse, pelo menos, 18,2 mil milhões de euros entre reparações e multas.

Por outro lado, a marca está a transitar para o mercado dos carros elétricos e, de acordo com o diretor de Recursos Humanos da empresa alemã, Karlheinz Blessing, a produção e montagem dos motores elétricos exige menos trabalhadores. Ainda assim, de acordo com a Bloomberg, a Volkswagen deverá ter de contratar nove mil colaboradores no futuro para estes novos projetos.

 

(Notícia atualizada às 9h33 com a correção do número de trabalhadores despedidos pela Volkswagen: em vez de 23 mi serão 30 mil)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Volkswagen despede 30 mil trabalhadores

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião