5 coisas que tem de saber antes de abrirem os mercados

  • Marta Santos Silva
  • 24 Novembro 2016

Com Wall Street encerrada para a Ação de Graças, os olhos dos investidores vão estar na Alemanha, que revela números atualizados do crescimento, e em Lisboa, onde se vai conhecer o valor do défice.

O dia de Ação de Graças encerra a bolsa nova-iorquina, mas não vão faltar novidades na Europa, com a Alemanha a divulgar esta manhã de quinta-feira os dados atualizados do PIB e também os novos valores do seu indicador de confiança.

Em Portugal, o destaque vai para a divulgação dos dados da execução orçamental, que se espera para a parte da tarde, e para a divulgação pelo INE do valor médio da avaliação bancária à habitação. Os mercados deverão também estar a reagir à nova informação divulgada pela Reserva Federal dos EUA no final da tarde passada, que indicam que os juros são mesmo para subir.

Fed dá nova indicação de subida de juros em dezembro

Como os investidores já previam, a Reserva Federal dos Estados Unidos voltou a dar indicação de que vai subir as taxas de juro em dezembro, desta feita através da divulgação de minutas que apontam para uma subida de juros para breve. Uma subida das taxas de juro nos EUA teria consequências que incluem a desvalorização do euro relativamente ao dólar, o que deverá fazer com que os mercados reajam à notícia ao longo desta quinta-feira, mesmo que a mudança fosse já esperada.

Alemanha divulga valores atualizados do PIB

O motor da economia europeia divulga às 7:00 os dados atualizados do seu crescimento, após ter desiludido com as estimativas preliminares de um crescimento de 0,2% no terceiro trimestre de 2016. Os novos dados vão mostrar os valores discriminados da despesa e permitir um melhor entendimento dos fatores que influenciaram o abrandamento da economia. Também hoje, a Alemanha divulga o seu indicador de confiança Ifo Business Climate Index, que se espera às 9:00.

Governo revela se o défice cresce ou encolhe

É durante a tarde que a Direção-geral do Orçamento deve divulgar os dados da execução orçamental para outubro, que permitem saber o valor atual do défice e compará-lo com as metas do Governo e da União Europeia. No mês passado, os resultados até ao terceiro trimestre mostraram que o défice melhorara 292 milhões relativamente ao período homólogo em 2015.

INE divulga avaliação bancária à habitação

O Instituto Nacional de Estatística revela hoje, por volta das 11:00, o valor médio da avaliação bancária à habitação, que já sobe há seis meses consecutivos. Em setembro registou-se um aumento de 0,3% relativamente ao mês anterior e de 3,6% relativamente ao mesmo mês em 2015. Este valor é a referência usada pelos bancos para definir as condições de financiamento, como os spreads.

Volume de negócios baixo com Wall Street encerrada

A comemoração do dia de Ação de Graças nos Estados Unidos esta quinta-feira vai deixar a bolsa norte-americana encerrada. Espera-se assim que o volume de negócios na Europa seja mais baixo do que o habitual.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

5 coisas que tem de saber antes de abrirem os mercados

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião