Via Verde: agora já pode pagar parquímetros com o telemóvel

A Via Verde Estacionar é uma nova app lançada pela Via Verde que permite pagar estacionamento de rua via telemóvel. A aplicação estará disponível a partir de segunda-feira em seis cidades.

A Via Verde acaba de lançar uma app intitulada ‘via verde estacionar’ que permite realizar o pagamento de serviços de estacionamento de rua através do telemóvel.

Disponível, a partir de segunda-feira, numa primeira fase em seis cidades: Porto, Vila Nova de Gaia, Vila Real, Figueira da Foz, Amadora e Portimão este novo serviço da Via Verde deverá cobrir as principais cidades nacionais em 2018.

Pedro Mourisca, administrador delegado da Via Verde adiantou, durante a apresentação que decorreu esta sexta-feira, no Porto, que “o novo serviço tem a vantagem de não serem necessários trocos, parquímetros ou pré-pagamento“.

Mourisca adiantou ainda que o objetivo “é ter todos os clientes [da Via Verde] a utilizar a aplicação”.

Apesar de já existirem algumas aplicações no mercado, a da Via Verde é a única que é extensível a todas as cidades não sendo necessário descarregar mais nenhuma app.

Mas como se processa a operação?

A Via Verde garante que o sistema é simples e seguro. Para utilizar o serviço Via Verde Estacionar é necessário descarregar a aplicação. Em seguida, caso já seja cliente Via Verde e tenha acesso à área reservada do site “A minha Via Verde” apenas terá que fazer o login na app Via Verde Estacionar com os mesmos códigos utilizados no site. Se é cliente mas não efetuou ainda o registo pode registar-se na própria app Via Verde Estacionar.

O novo serviço obriga a que já tenha um contrato com a Via Verde pelo que terá de ter um identificador, porém o carro que vai estacionar não tem de ter identificador, ou seja, pode associar veículos mesmo que não sejam clientes Via Verde, assim como efetuar estacionamentos simultâneos e até pagar o parquímetro de amigos e familiares.

O preço é idêntico ao praticado pelos meios de pagamento tradicionais com a vantagem de possibilitar o pagamento exato do tempo em que estacionou.

Para estacionar o cliente tem que selecionar a opção “Novo estacionamento” e efetuar quatro passos:

  1. escolher o veículo
  2. escolher uma cidade
  3. escolher uma localização
  4. escolher a duração e a quantia

Após fazer estas seleções o utilizador tem de “iniciar o estacionamento”. Com o início é disponibilizado um ecrã com informação sobre o tempo que falta para acabar, a hora a que foi iniciado, a hora a que termina, o custo, o veículo, a cidade e a zona, havendo ainda um botão para prolongar/terminar o estacionamento.

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