BCE pronto para comprar dívida italiana depois do referendo

Caso o referendo tenha um impacto negativo no custo de financiamento do Estado italiano, o Banco Central Europeu está pronto para comprar dívida italiana de forma a que o impacto seja minimizado.

O Banco Central Europeu está pronto para ajudar Itália na próxima segunda-feira. A Reuters avança que, caso o resultado do referendo implique a demissão do primeiro-ministro italiano e os juros da dívida avancem, o BCE vai comprar — temporariamente — dívida soberana italiana.

Quatro fontes do BCE garantiram à Reuters que se o preço de financiamento do Estado italiano subir o banco central estará lá para ser o amortecedor dessa subida. A Itália é uma das economias mais endividadas da Zona Euro e, por isso, está muito dependente dos mercados de dívida. Em causa está também um efeito dominó nas restantes taxas de juro, incluindo as que Portugal paga.

Com as sondagens a darem a vitória ao “Não” — e, por isso, a possível demissão de Matteo Renzi –, o resultado pode dar lugar a uma crise política que cria incerteza e assusta os mercados, o que fará subir os juros da dívida. Para conter esse efeito, o BCE pode usar os 80 mil milhões de euros mensais do programa de compra de dívida soberana para compensar esse efeito de subida depois do referendo.

Depois da notícia, os juros da dívida italiana seguiam estáveis com uma subida ligeira a 10 anos.

Editado por Mariana de Araújo Barbosa (mariana.barbosa@eco.pt)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

BCE pronto para comprar dívida italiana depois do referendo

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião