Encomendas às fábricas alemãs disparam. Motor da Europa acelera

Em outubro, as encomendas às fábricas crescerem 4,9% na Alemanha face a setembro, superando as estimativas dos economistas. Foi o aumento mais elevado em mais de dois anos.

O motor da Europa está a acelerar. Dados divulgados esta manhã pelo Ministério da Economia da Alemanha, indicam que as encomendas às fábricas germânicas cresceram, em outubro, ao ritmo mais elevado em mais de dois anos, superando as estimativas dos economistas.

Em outubro, as encomendas às fábricas alemãs cresceram 4,9%, em termos ajustados à sazonalidade e à inflação, face ao mês anterior. Tratou-se do maior acréscimo desde julho de 2014. Já face ao período homólogo, o crescimento das encomendas foi de 6,3%. O aumento foi suportado pelo crescimento das encomendas de bens de investimento, que aceleraram 7,2% em outubro.

No mesmo relatório, é sinalizado ainda que a economia alemã está a ganhar tração após o abrandamento demonstrado no terceiro trimestre deste ano. De salientar que o sentimento dos investidores atingiu o patamar mais elevado também em mais de dois anos, em novembro, enquanto a taxa de desemprego se mantém em mínimos. Já o Bundesbank prevê que a economia acelere “consideravelmente” nos três últimos meses do ano.

Aquela que é uma boa notícia para a economia germânica também pode ser visto como positiva para o resto dos países da União Europeia, já que a Alemanha é visto como o motor da Europa.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Encomendas às fábricas alemãs disparam. Motor da Europa acelera

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião