Bolsa nacional arranca em alta com EDP e CTT

Índice PSI-20 soma ganhos ligeiros, num dia em que a Europa segue com fracas oscilações após a aceitação positiva dos investidores ao resultado das eleições italianas no último domingo.

A praça lisboeta arrancou em alta nesta sessão, com o PSI-20 a valorizar apoiado no avanço dos títulos da EDP, mas também dos CTT. No resto da Europa, os índices oscilam entre ganhos e perdas ligeiras após a aceitação positiva dos investidores ao resultado das eleições italianas e à demissão do primeiro-ministro Renzi. Foco dos investidores volta-se agora para a reunião do BCE esta semana, onde poderá ser anunciada a extensão do programa de compra de ativos por parte da entidade liderada por Mario Draghi.

O índice de referência da bolsa nacional arrancou a subir 0,24%, para os 4.421,24 pontos, com apenas quatro títulos em terreno negativo. Compete à Pharol encabeçar as subidas, a recuperar das perdas da sessão anterior. As ações da empresa cujo maior ativo é a participação na brasileira Oi somam 1,71%, para os 18 cêntimos.

Contudo, é à EDP e aos CTT que compete grande parte da responsabilidade por esta abertura positiva em Lisboa. As ações da elétrica liderada por António Mexia somam 0,63%, para os 2,71 euros, enquanto as da empresa liderada por Francisco de Lacerda avançam 0,67%, para os 5,70 euros.

Entre as restantes energéticas, a tendência também é de ganhos. As ações da EDP renováveis valorizam 0,1%, para os 5,86 euros, enquanto as da Galp somam 0,23%, para os 13,23 euros. De salientar que a petrolífera foi alvo de uma subida de avaliação por parte do Deustche Bank. Segundo a Bloomberg, o banco germânico subiu a recomendação da Galp para “comprar” e elevou o respetivo preço-alvo, de 11 para 15,5 euros. Este ‘target’ representa um potencia de valorização de mais de 17% face à atual cotação das ações da petrolífera.

Na banca, o sentimento é misto. Enquanto os títulos do BCP avançam 0,44%, para os 1,13 euros, os do BPI recuam 0,09%, também para os 1,13 euros.

Nota negativa para as ações da Corticeira Amorim, cujas ações são as que mais perdas registam neste arranque de sessão: 0,51% para os 7,68 euros.

Entre os principais ativos internacionais, o euro apresenta um avanço ligeiro face ao dólar: 0,12% para os 1,08 euros, enquanto o petróleo sofre uma ligeira correção. O barril de brent recua 0,38%, para os 54,73 dólares.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Bolsa nacional arranca em alta com EDP e CTT

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião