UE aperta o cerco a Theresa May

UE quer definir acordo comercial antes de iniciar negociações de saída do Reino unido da União Europeia. Negociador da UE para o Brexit, Michel Barnier, antevê acordo de saída em outubro de 2018.

Os governos da União Europeia preparam-se para avançar com um ultimato à primeira-ministra britânica, Theresa May: selar um acordo que estabeleça os laços comerciais entre os dois blocos, antes de avançar com as negociações de saída do Reino Unido. Em declarações aos jornalistas, esta manhã, o negociador escolhido pela União Europeia (UE) para levar a cabo as negociações com o Reino Unido, antevê que será alcançado um acordo final para o Brexit em outubro de 2018.

Segundo apurou a Bloomberg junto de três fontes próximas do processo, os executivos dos países da UE estão prestes a chegar a um consenso que permita que indústrias-chave britânicas, tais como os serviços financeiros e a indústria automóvel, tenham um período após o Brexit para se ajustarem à nova realidade.

O preço a pagar para ter acesso a essa proteção, será Theresa May e outros responsáveis da UE acordarem previamente os termos em que se processará a relação comercial Reino Unido-União Europeia após o Brexit, afirmaram duas das fontes sob anonimato, já que nenhuma decisão final terá ainda sido tomada.

Com o objetivo de prevenir que esta “almofada” se torne permanente, será necessário que a duração da fase de transição seja definida antecipadamente, já que os detalhes do acordo final entre a UE e o Reino Unido em cada uma das áreas políticas terá efeito após a fase transitória, salientou uma das fontes à Bloomberg.

Estas revelações são conhecidas no mesmo dia em que Michel Barnier, faz a primeira declaração pública detalhada a propósito do fim desta relação.

Atendendo a que não sei o que o Reino Unido está preparado para pedir e aceitar, não posso falar acerca de um período transitório“, disse Michel Barnier numa conferência de imprensa que decorre neste momento em Bruxelas. Em relação a um prazo para fechar o acordo para o Brexit, Michel Barnier antecipa que em outubro de 2018 será possível selá-lo.

 

 

 

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

UE aperta o cerco a Theresa May

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião