BCP arrasta PSI-20 para o vermelho em dia de Fed

  • Rita Atalaia
  • 14 Dezembro 2016

O mercado está à espera da Fed. Esta cautela acabou por pressionar os mercados na Europa. E o PSI-20 não escapou a esta tendência negativa. Destaque para a queda acentuada do BCP.

Está tudo à espera da decisão da Reserva Federal dos EUA. No dia em que os responsáveis da Fed podem subir finalmente as taxas de juro, os investidores mantiveram-se cautelosos. Uma cautela que se refletiu nas bolsas. O PSI-20 encerrou em baixa, pressionado pela queda acentuada de várias cotadas. Destaque para o BCP, que cedeu mais de 4%, acrescentando às perdas significativas registadas depois de o Sabadell ter saído do capital do banco.

O PSI-20 encerrou em baixa de 1,03% para 4.601,41 pontos, acompanhando o pessimismo no resto da Europa. Os investidores já estimam uma subida das taxas de juro da Fed, mas querem perceber qual será a trajetória da política monetária. O mercado não sabe se este pode ser o início de uma subida rápida das taxas ou se o processo será gradual.

Entre as cotadas portuguesas, destaque negativo para o BCP, que caiu quase 4% para 1,09 euros. Na sessão anterior, o banco liderado por Nuno Amado perdeu 12% depois de o Sabadell ter saído do capital do BCP sem qualquer aviso prévio ao mercado e com um desconto acentuado.

Além da Jerónimo Martins, que cedeu 2,64% depois de a Kepler Cheuvreux ter cortado a avaliação da retalhista nacional para “reduzir” face a “manter”, condicionaram ainda as duas cotadas do universo EDP: a EDP perdeu 0,70% para 2,86 euros e a Renováveis recuou 2,77% para 5,82 euros.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

BCP arrasta PSI-20 para o vermelho em dia de Fed

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião