Preços na Zona Euro subiram mas pouco em novembro

Taxa de inflação na região da moeda única fixou-se nos 0,6%, revelou hoje o Eurostat. Há um ano estava nos 0,1%. Aos poucos, inflação encaminha-se para o objetivo de segurança do BCE.

Ponto a ponto, a inflação na Zona Euro vai caminhando lentamente para o objetivo do Banco Central Europeu (BCE). Os preços no consumidor subiram 0,6% em novembro, valor que compara com a taxa de 0,5% registada no mês anterior, revelou esta sexta-feira o Eurostat. Há um ano a taxa estava nos 0,1%.

Esta evolução ocorre num momento em que Mario Draghi e o Conselho de Governadores do BCE ponderam uma retirada dos estímulos monetários em virtude de uma perspetiva mais positiva acerca dos indicadores económicos na região da moeda única. Na última reunião, a autoridade monetária até prolongou o programa de compra de dívida até final do ano, mas vai reduzir o ritmo de compra mensal a partir de abril, dos 80 mil milhões de euros para os 60 mil milhões de euros mensais.

A taxa de inflação registada em novembro continua, ainda assim, muito aquém do objetivo para o qual o BCE está mandatado: expectativa de inflação abaixo mas perto dos 2%, um nível onde assegura a estabilidade dos preços e da economia.

Em Portugal, a taxa verificada no mesmo mês situou-se nos 0,5%, depois da taxa de 1,1% registada em outubro. Já as duas principais economias da região, Alemanha e França, registaram uma subida geral dos preços de 0,7%.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Preços na Zona Euro subiram mas pouco em novembro

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião