Energia afasta Lisboa das quedas na Europa

A bolsa nacional arrancou em queda, mas inverteu a tendência. Está a valorizar, animada pelo setor energético. A REN destaca-se após o negócio no Chile.

A bolsa nacional arrancou no vermelho, mas rapidamente passou para terreno positivo. Está a contrariar as quedas das praças europeias com a ajuda das empresas do setor energético num dia em que o destaque está a ser a REN.

A praça portuguesa abriu a perder 0,11%, mas está já a valorizar 0,31% para 4.642,35 pontos. Na Europa, a tendência mantém-se, com os principais índices a registarem perdas entre 0,1% e 0,5%.

Para a inversão na bolsa nacional contribuem a EDP e EDP Renováveis, que somam 0,6% e 0,89%, respetivamente. A Galp Energia, que anunciou a aprovou do investimento na área de Coral Sul, o primeiro projeto de desenvolvimento relacionado com as descobertas realizadas na Área 4 na bacia do Rovuma em Moçambique, cai 0,14%.

O destaque vai, contudo, para a REN. A empresa liderada por Rodrigo Costa valoriza 0,96%, para 2,62 euros, isto depois de ter anunciado que assinou um contrato para a aquisição de 42,5% do capital da Electrogas à ENEL Generacións Chile, num negócio avaliado em 171,9 milhões de euros.

Nas quedas, nota para a Mota-Engil, que recua 0,56%, mas principalmente para o BCP. No dia em que os seus acionistas vão votar em assembleia geral o aumento do limite aos direitos de voto no banco de 20% para 30% como tinha sido pedido pela Fosun, os títulos recuam 0,74% para cotarem nos 1,14 euros.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Energia afasta Lisboa das quedas na Europa

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião