Descoberta caixa negra de avião russo que caiu no Mar Negro

  • Marta Santos Silva
  • 27 Dezembro 2016

O avião que transportava 92 pessoas que tinham como destino a Síria despenhou-se este domingo, sem que se conheçam ainda as causas do acidente.

As razões que causaram o acidente do avião russo que se despenhou no Mar Negro este domingo com 92 pessoas a bordo podem tornar-se conhecidas em breve, agora que uma vasta operação de buscas permitiu descobrir a principal caixa negra do voo.

O avião, que se despenhou pouco depois da descolagem na madrugada de domingo, tinha como destino a base do exército russo na Síria e transportava mais de 60 membros do Alexandrov Ensemble, um coro militar das Forças Armadas Russas. Ainda não é conhecida a causa do acidente, mas a Agence France Presse noticia que os investigadores não estão a considerar a hipótese de se ter tratado de um ataque terrorista.

Uma mulher põe flores num memorial às vítimas do acidente, na embaixada russa em Kiev, na Ucrânia.
Uma mulher põe flores num memorial às vítimas do acidente, na embaixada russa em Kiev, na Ucrânia. / EPA/Roman Pilipey

A caixa negra, que foi descoberta esta terça-feira a 1600 metros da costa do Mar Negro e a 17 metros de profundidade, segundo anunciou o Ministério da Defesa russo, poderá ajudar a deslindar o motivo da queda do avião, entre quatro cenários que estão a ser considerados pelas autoridades russas: erro do piloto, falência técnica, combustível defeituoso ou um objeto estranho no motor.

Já foram recuperados 12 corpos e 156 partes de corpos do Mar Morto, disse ainda o Ministério da Defesa, que vão ser enviados para Moscovo para serem identificados.

O jato tinha partido originalmente da região de Moscovo, mas parou em Sochi, perto do Mar Morto, para reabastecer. Além do Coro do Exército Vermelho, seguiam ainda a bordo oficiais militares e jornalistas.

O mesmo tipo de jato, o Tu-154, já esteve envolvido em vários acidentes nos últimos anos. Em abril de 2010, o presidente polaco Lech Kaczynzki morreu quando o Tu-154 em que se deslocava com a sua delegação se despenhou.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Descoberta caixa negra de avião russo que caiu no Mar Negro

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião