França dá o tudo por tudo pela fábrica da Tesla

  • Leonor Rodrigues
  • 6 Janeiro 2017

Portugal, Espanha e Holanda estão na corrida, mas França também. O ministro da Economia vai reunir-se com um representante da marca para tentar atrair a fabricante norte-americana para o país.

Portugal, Espanha e Holanda estão a competir para atrair uma nova fábrica da Tesla na Europa. Mas há um país que está a dar tudo: França. Esta sexta-feira, o ministro francês da Economia Michel Sapin reúne-se com o representante da fabricante automóvel, Diarmuid O’Connell, na Califórnia (EUA) para discutir a possível parceria.

Os principais trunfos dos franceses para atrair a Tesla para o país são a sua política antipoluição e os incentivos dados aos consumidores que adquirem veículos elétricos (até 10 mil euros por carros), de acordo com a Bloomberg. A verdade é que os benefícios que o governo francês dá aos condutores ecológicos impulsionaram a indústria automóvel: França foi o maior mercado europeu de carros elétricos no primeiro semestre de 2016 — destronando a Noruega –, onde foram registados mais de 24 mil veículos, um aumento de 25,5% em relação ao mesmo período de 2015, de acordo com os dados a associação francesa da indústria automóvel.

Além disso, existem quase 35 mil pontos de carregamento para carros elétricos em França, mais do dobro do que há na Alemanha e quatro vezes mais do que no Reino Unido, e o governo quer atingir o milhão de estações de carga até 2030. Tudo fatores que podem pesar na decisão da empresa de Elon Musk.

Quanto a Portugal, o Governo tem estado em negociações com a Tesla desde o início de 2016 e a decisão da fabricante norte-americana está prevista este ano de 2017. Ao ECO, a empresa confirmou estar à procura de oportunidades em Portugal.

Recorde-se que a Tesla comprou em novembro do ano passado a alemã Grohmann Engineering e anunciou a intenção de se expandir na Europa, tendo já um escritório e uma fábrica de montagem na Holanda. Na mira da fabricante de veículos elétricos está ainda o mercado asiático.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

França dá o tudo por tudo pela fábrica da Tesla

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião