Snapchat instala sede internacional no Reino Unido

Contrariando a tendência das empresas que querem sair de Inglaterra por causa do Brexit, o Snapchat vai instalar a sua sede internacional no Reino Unido. Todas as vendas fora dos EUA passarão por ali.

A empresa Snap nasceu em Los Angeles e criou o Snapchat, uma aplicação que começou por apenas permitir o envio de imagens que depois se apagam. Cinco anos depois, o efeito Snapchat permite que a empresa vá em 2017 instalar-se no Reino Unido, segundo noticia esta terça-feira o Financial Times (acesso pago).

A escolha da tecnológica norte-americana não segue a tendência das grandes empresas de tecnologia do mundo que preferiram entrar no mercado europeu através de países como a Irlanda, conhecida pelo seu IRC mais baixo e o famoso caso Apple (em conflito com a Comissão Europeia), mas também o Luxemburgo ou a Holanda, tirando partido de regimes fiscais mais leves. Acresce ainda o facto de o Reino Unido estar prestes a sair da União Europeia e, por isso, a incerteza reinar na economia britânica.

No Reino Unido, a empresa vai chamar-se Snap Group Limited e será usada para registar as receitas das vendas feitas aos consumidores europeus. A sede ficará em Londres, a capital, onde a empresa também abriu o primeiro escritório fora dos EUA. A equipa tem neste momento 75 profissionais, mas vão existir mais contratações em breve, nomeadamente engenheiros informáticos.

Nós acreditámos nas indústrias criativas do Reino Unido. É onde estão os nossos clientes de publicidade, onde estão mais de 10 milhões de utilizadores diariamente e onde nós já começamos a contratar talentos“, justificou Claire Valoti, gestora da empresa no Reino Unido. Esta é também uma das primeiras vitórias no enquadramento económico pós-Brexit que o Governo de Theresa May está a gerir, numa altura em que a manutenção da City e de um largo número de empresas, bancos ou fundos está em causa.

Os últimos tempos têm sido de mudança para a empresa: é que a Snap tornou-se numa empresa de fotografia e está prestes a entrar na bolsa norte-americana, entrada planeada para março. A avaliação da empresa poderá atingir os 25 mil milhões de dólares, tornando-a na OPI (oferta pública inicial) mais alta desde que a Alibaba entrou em bolsa, em 2014, com uma capitalização de 168 mil milhões de dólares.

Editado por Paulo Moutinho

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