CaixaBank espera reduzir custos do BPI em 84 milhões, sobretudo com trabalhadores

  • Lusa
  • 16 Janeiro 2017

As poupanças no BPI deverão atingir o pico em 2019. O CaixaBank estima cortar 45 milhões de euros em custos com pessoal e outros 39 milhões em custos gerais.

O CaixaBank estima que, após concretizar a oferta pública de aquisição (OPA) sobre o BPI, o banco português consiga vir a reduzir custos anuais em 84 milhões de euros, sendo que mais de metade deste montante virá de poupanças com trabalhadores.

No prospeto da OPA divulgado esta segunda-feira, o CaixaBank diz que “confia que poderia obter um aumento adicional dos lucros da Sociedade Visada [BPI] através de sinergias de custos e receitas baseadas na sua experiência em aquisições anteriores no setor bancário (Caixa Girona, Bankpime, Banca Cívica, Banco de Valência e Barclays Bank, S.A.U.)”. Neste campo, os catalães destacam as “reduções de custos gerais resultantes da implementação de processos de otimização e a redução de custos de pessoal”.

"Quaisquer reestruturações laborais serão realizadas em estrito cumprimento dos parâmetros sociais que têm vindo a ser observados. Será dada prioridade a reformas antecipadas e lay-offs incentivados.”

CaixaBank

Prospeto da OPA ao BPI

O CaixaBank estima mesmo que essas sinergias poderão “gerar até 84 milhões de euros anuais de poupanças no negócio” do BPI, uma redução que deverá atingir o seu pico em 2019. Deste montante, o banco catalão estima que 45 milhões de euros resultem de redução de custos com pessoal e outros 39 milhões de redução de custos gerais.

Quanto aos trabalhadores, diz o CaixaBank que “quaisquer restruturações laborais” serão realizadas “em estrito cumprimento dos parâmetros sociais que têm vindo a ser observados” em processos similares e que dará “prioridade a reformas antecipadas e lay-offs [saídas de trabalhadores] incentivados”.

a rede comercia deverá ficar igual, refere o banco espanhol, recordando que o BPI tem vindo a reduzir os seus balcões nos últimos anos (tendo fechado 52 em 2015 e mais 52 até setembro de 2016) para um total de 545 em Portugal.

"O CaixaBank espera sinergias no valor de 35 milhões de euros antes de impostos.”

CaixaBank

Prospeto da OPA ao BPI

O CaixaBank espera ainda que a compra da totalidade do capital social do BPI dê origem a “sinergias transfronteiriças” e “sinergias de receitas”, indicando várias iniciativas que espera tomar e estimando que gerem “sinergias no valor de 35 milhões de euros antes de impostos”.

A Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) registou, esta segunda-feira, a OPA do CaixaBank sobre a totalidade do capital do BPI, oferecendo o banco espanhol 1,134 euros por cada ação do BPI, o que avalia o banco em cerca de 1600 milhões de euros.

A operação arranca já esta terça-feira, 17 de janeiro, e decorre até 7 de fevereiro.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

CaixaBank espera reduzir custos do BPI em 84 milhões, sobretudo com trabalhadores

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião