BCE diminui exigências de capital ao BPI em 2017

  • Rita Atalaia
  • 15 Dezembro 2016

O BPI terá de apresentar um rácio CET1 de 9,25% em 2017. O valor representa uma diminuição das exigências impostas pelo BCE. Mas, para alcançar o rácio total, terá de emitir 350 milhões de dívida.

O banco explica, num comunicado enviado ao regulador do mercado, que o rácio de capital CET 1 terá de ser de 9,25% no próximo ano, o que fica abaixo dos 9,75% exigidos por Mario Draghi em 2016. Isto representa uma diminuição da exigência de solidez do BPI.

“Face a estes requisitos, e tendo em conta a venda de 2% do BFA e a redução de 0,5 pontos percentuais na taxa de desconto das responsabilidades com pensões prevista para o final de 2016, estima-se que o Banco cumpra os novos rácios mínimos exigidos em matéria de CET1 (Common Equity Tier 1) e Tier 1″, diz o BPI num comunicado enviado à CMVM. O Tier 1 mantém-se no mesmo valor de 9,75%.

No entanto, o BCE aumentou as exigências para o rácio total. O banco central quer agora que o BPI registe um rácio total de 11,75%, em comparação com os atuais 9,75%. Isto apenas será possível, segundo o banco, através “da emissão de dívida subordinada (Tier 2) num valor de até 350 milhões de euros, em termos a definir posteriormente”.

No último retrato feito ao sistema bancário europeu pela EBA, com dados até 30 de junho deste ano, os bancos portugueses apresentavam maiores fragilidades de capital do que a média dos bancos europeus: enquanto a média nacional apontava para um rácio CET 1 de 11,18%, na Europa essa média era relativamente mais robusta, de 13,64%.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

BCE diminui exigências de capital ao BPI em 2017

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião