Acionistas do BPI aprovam venda dos 2% do BFA à Unitel

Já está. Os acionistas do banco liderado por Fernando Ulrich aprovaram, em assembleia geral, a venda da posição no banco angolano que dá o controlo da instituição à Unitel.

O BPI já tem aprovação para vender os 2% que tem no Banco Fomento de Angola (BFA). Os acionistas do banco liderado por Fernando Ulrich deram o seu aval, por maioria qualificada, à alienação desta posição à Unitel, abrindo assim a porta a Isabel dos Santos para assumir o controlo do banco angolano.

Foi aprovada por 83,23% dos votos expressos, a proposta do Conselho de Administração de venda pelo Banco BPI à Unitel, S.A. de 26.111 (vinte e seis mil, cento e onze) ações, representativas, no seu conjunto, de 2% do capital social do Banco de Fomento Angola, S.A., nos termos previstos no contrato de compra e venda celebrado entre aquelas duas entidades”, diz o BPI à CMVM.

Nesta nova sessão da assembleia geral “estiveram presentes ou representados 223 acionistas, detentores de ações correspondentes a 84,15% do capital social”. Nem todos votaram a favor. Tiago Violas manifestou a sua posição de discordância à decisão de alienar esta posição, que leva o BPI a ceder o controlo do BFA.

A Violas Ferreira Financial, maior acionista português do BPI, bem como muitos pequenos acionistas do banco, manifestaram-se contra a decisão de vender esta posição por considerarem que o negócio é benéfico apenas para os dois maiores acionistas do banco (CaixaBank e Isabel dos Santos).

(Notícia atualizada ás 16h32 com mais informações sobre a votação)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Acionistas do BPI aprovam venda dos 2% do BFA à Unitel

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião