📈 Banca com lucros recorde em 5 gráficos

Os maiores bancos em Portugal tiveram lucros de 4,4 mil milhões no ano passado. Vêm aí dividendos históricos, mas há bandeiras vermelhas: o crédito da casa e os depósitos caíram.

Caixa Geral de Depósitos (CGD), BCP, Santander Totta, BPI e Novobanco: os maiores bancos em Portugal tiveram lucros acima dos quatro mil milhões de euros no ano passado, subindo 70% em relação a 2022. A escalada das taxas de juro ajudou a banca portuguesa a escrever um ano histórico: a margem financeira disparou com o aumento das prestações dos empréstimos, enquanto a remuneração dos depósitos tardou em subir. E vêm aí dividendos chorudos.

4,4 mil milhões de euros

Foi o lucro que os cinco maiores bancos obtiveram em 2023, correspondendo a uma subida de 72% em relação ao ano anterior. Ficarão para a história. A Caixa registou o maior resultado: 1,3 mil milhões de euros. O Santander também lucrou mais de mil milhões. Mas a maior subida pertence ao BCP: mais do que quadruplicou os lucros no ano passado, atingindo os 856 milhões de euros. Há um ponto em comum entre os bancos que explica estes resultados históricos: a escalada das taxas de juro.

powered by Advanced iFrame free. Get the Pro version on CodeCanyon.

9,3 mil milhões de euros

Foi a margem financeira que Caixa, BCP, Santander, BPI e Novobanco registaram no ano passado, disparando mais de 60% em comparação com 2022. A margem financeira corresponde, em grande medida, à diferença entre os juros cobrados nos empréstimos aos juros pagos nos depósitos, sendo o negócio core dos bancos. Com a subida das taxas de juro do mercado (Euribor), à boleia das taxas do BCE, milhares de famílias e empresas viram a prestação dos seus empréstimos aumentar rapidamente e de forma muito acentuada, enquanto os bancos foram lentos a melhorar as remunerações dos depósitos. Nesse mix, a margem financeira alcançou níveis históricos e deverá agora estabilizar.

powered by Advanced iFrame free. Get the Pro version on CodeCanyon.

1,3 mil milhões de euros

Com o disparo dos resultados, os acionistas esfregam as mãos com os dividendos que os bancos se preparam para entregar. O Estado vai receber 525 milhões do banco público e Paulo Macedo abriu a porta a aumentar o cheque. O BPI vai pagar 517 milhões de euros ao espanhol Caixabank, distribuindo praticamente todo o lucro que teve no ano passado. Já o BCP melhorou o payout de 10% para 30% e vai dar mais de 250 milhões aos seus milhares de acionistas. Ainda sem contar com o dividendo do Santander, os bancos preparam-se para desembolsar 1,2 mil milhões.

powered by Advanced iFrame free. Get the Pro version on CodeCanyon.

-4%

Foi a descida dos depósitos em Portugal nos cinco maiores bancos em 2023, atingindo os 214 mil milhões de euros. Os bancos precisam de captar poupanças junto das famílias e empresas para poderem emprestar dinheiro à economia. Mas viram fugir cerca de 8,5 mil milhões de euros, devido sobretudo a dois fatores: aos Certificados de Aforro (que roubaram muitas poupanças aos bancos na primeira metade do ano passado) e ao facto de muitas famílias terem recorrido aos depósitos para pagar os empréstimos ao banco antes do tempo (aproveitando a isenção de comissão de reembolso) e assim atenuar o impacto da subida das taxas de juro na prestação.

powered by Advanced iFrame free. Get the Pro version on CodeCanyon.

-1,4%

Fruto da aceleração das taxas de juro, o crédito à habitação também registou uma contração no ano passado. A carteira de empréstimos dos maiores bancos contraiu quase 1,5% para 90,1 mil milhões de euros. Tal como precisam de captar depósitos, os bancos também têm de emprestar dinheiro para fazerem negócio. Com o aumento dos custos dos empréstimos, a procura por crédito da casa da parte das famílias refreou significativamente. Por outro lado, muitos clientes decidiram reembolsar os empréstimos antecipadamente, acentuando a tendência de queda do crédito da casa.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

📈 Banca com lucros recorde em 5 gráficos

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião