J&J paga 30 mil milhões para apostar nas doenças raras

A gigante mundial de produtos de saúde selou o acordo para a compra da Actelion. As ações da empresa suíça disparam 20%.

A Johnson & Johnson JNJ 0,00% já chegou a acordo para adquirir a suíça Actelion, e entrar no negócio das doenças raras. Segundo avança a Bloomberg, a maior fabricante de produtos de saúde do mundo, vai desembolsar 30 mil milhões de dólares (cerca de 28 mil milhões de euros), naquele que é o seu maior negócio de sempre, para adquirir a empresa de biotecnologia suíça.

A Johnson & Johnson conseguiu assim “passar a perna” à francesa Sanofi que também estava interessada em adquirir a Actelion. Contudo, o valor desta compra é considerado demasiado elevado quando comparado com aquisições recentes, como é o caso da compra da Medivation pela Pfizer ou a aquisição da Pharmacycles por parte da AbbVie, segundo mostra uma análise efetuada pelos especialistas da Bloomberg.

A gigante norte-americana oferece 280 dólares por cada ação da Actelion, um preço que iguala 280,08 francos suíços e que está 23% acima do valor a que as ações da empresa encerraram na última sessão bolsista suíça.

Após esta aquisição, o passo seguinte passará por destacar a unidade de investigação e de desenvolvimento da Actelion e colocá-la em bolsa, onde a Johnson & Johnson deterá uma participação de 16%.

Com este negócio, a empresa norte-americana concretiza a ambição de entrar numa nova área de negócio ligada à investigação de medicamentos para doenças raras. Passará a ter acesso aos medicamentos Tracleer, Opsumit e Uptravi, destinados ao tratamento da hipertensão arterial pulmonar, o que lhe permitirá assumir uma posição de liderança mundial no tratamento dessa doença.

As ações da Actelion estão a reagir em forte alta ao anúncio deste negócio. Disparam 20,01%, para os 272,9 francos suíços, na bolsa de Zurique.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

J&J paga 30 mil milhões para apostar nas doenças raras

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião