Mineira australiana quer investir 370 milhões em Portugal

  • ECO
  • 26 Janeiro 2017

A Dakota Minerals espera criar 200 postos de emprego e investir até 370 milhões na zona de Montalegre, distrito de Vila Real, onde vai combinar a extração e o processamento de lítio.

A empresa mineira australiana Dakota Minerals conta investir até 370 milhões de euros em Portugal para extrair e processar compostos de lítio perto de Montalegre, escreve esta quinta-feira o Jornal de Negócios. Segundo disse ao jornal o CEO da empresa, David Frances, o prazo é 2019 e a ideia é concentrar todas as partes do processo no distrito de Vila Real.

O lítio para fazer baterias será processado no local com recurso à energia hídrica, e camiões elétricos serão usados para fazer chegar o produto às fábricas europeias, explicou David Frances, reduzindo assim a pegada de carbono deste processo — um interesse da empresa australiana que quer contrariar a regra da Austrália, onde o lítio é enviado para a China para ser processado. A concentração da extração e processamento num só local contribui muito para reduzir as emissões do processo.

O investimento pode ir dos 200 aos 400 milhões de dólares (185 a 370 milhões de euros), e espera-se que empregue cerca de 200 pessoas. Para acelerar os processos de licenciamento e de instalação da fábrica, que pretende ter completa até 2019, David Frances vai mudar-se para Portugal, onde a Dakota Minerals tem focado a sua atividade. “Usar produtos de Portugal que ajudam o resto da Europa a tornar-se sustentável é algo de que Portugal deve ficar orgulhoso, além de criar empregos e riqueza”, disse ao Negócios.

O projeto encontra-se em fase de prospeção, esperando que as análises mostrem que Cepeda, uma das três concessões que agora detém, poderá ser explorada durante dez anos.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Mineira australiana quer investir 370 milhões em Portugal

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião