Reino Unido: Theresa May já pode desencadear o Brexit

O Parlamento do Reino Unido votou no sentido de dar à primeira-ministra britânica Theresa May o poder de desencadear o Brexit. Saída da União Europeia está nas mãos do governo.

O Parlamento britânico deu à primeira-ministra Theresa May o poder de invocar o artigo 50 do Tratado de Lisboa e, assim, dar o pontapé de saída no processo que resultará na saída do Reino Unido da União Europeia. Segundo o jornal The Guardian, 498 deputados votaram a favor e 114 votaram contra. Já a moção dos nacionalistas da Escócia para travar o processo foi chumbada.

A esmagadora maioria dos deputados escolheram, assim, prosseguir com a vontade dos britânicos de desvincular o Reino Unido de Bruxelas, expressa em referendo público no ano passado. Recorde-se que o Parlamento teve de ser envolvido no processo por decisão do Supremo Tribunal no passado dia 24 de janeiro.

Theresa May, anteriormente pela permanência, já anunciou ter optado pela via do hard Brexit, o processo pelo qual o país corta os laços com a União Europeia na totalidade. Terá de comunicar oficialmente essa intenção à Comissão Europeia e o quando está agora nas mãos do governo. Esta quinta-feira, deverá ser revelado o relatório com as linhas orientadoras do processo de saída.

Atualizado às 20h12 com mais informação.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Reino Unido: Theresa May já pode desencadear o Brexit

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião