5 coisas que tem de saber antes de abrirem os mercados

  • Juliana Nogueira Santos
  • 2 Fevereiro 2017

O aumento de capital do BCP atinge a reta final e o Deutsche Bank divulga os resultados do último trimestre de 2016. O que acontece mais nesta quinta-feira?

Se é investidor e pretende participar no aumento de capital do BCP hoje tem a última oportunidade, já que termina o período de subscrição dos direitos. Mas há muitos outros assuntos a ter debaixo de olho no dia de hoje. Para além de também poder saber quanto os bancos estão a oferecer de remuneração nos depósitos a prazo e a cobrar para dar crédito, o dia está recheado de divulgação de contas trimestrais na Europa e EUA, onde também serão conhecidos dados sobre o desemprego na maior economia do mundo. Do lado de cá do Atlântico, o Banco de Inglaterra decide sobre os juros.

Dia D do BCP

Depois de dois dias de negociação fora da bolsa, termina nesta quinta-feira o período de subscrição dos direitos do aumento de capital do Banco Comercial Português. Os direitos estiveram no mercado durante uma semana, tendo saído no dia 31 de janeiro a cair cerca de 20%. Como o ECO noticiou, apenas um terço dos títulos que permitem participar no aumento de capital do banco trocaram de mãos durante este período, um sinal de que os seus acionistas estão interessados em participar na operação.

Como vão os juros da banca?

São divulgadas no site do Banco Central Europeu (BCE) esta quinta-feira, dados relativos às taxas de juro dos novos depósitos e empréstimos concedidos nos diferentes países da zona euro em dezembro. Será que o último mês do ano vai confirmar a tendência de descida dos juros, que tem penalizado a remuneração das poupanças dos portugueses, mas beneficiado quem recorre ao crédito? Além destas estatísticas, o BCE divulga também o seu boletim económico mensal, um documento que oferece informações relativas aos interesses do mercado monetário, perspetivas de crescimento, tendências de poupança e diversos problemas económicos.

Depois das multas, vêm os resultados do Deutsche

O último trimestre de 2016 não terá sido de sonho para o Deutsche Bank: depois das nuvens negras de um possível resgate se terem abatido sobre Berlim, este viu-se obrigado a pagar milhares de milhões em multas para encerrar processos judiciais nos Estados Unidos. O banco alemão foi acusado de vender títulos hipotecários tóxicos entre 2006 e 2007. Assim prevê-se que os resultados hoje apresentados — relativos, precisamente, ao último trimestre — incluam perdas. Além do Deutsche Bank, esta quinta-feira é dia de empresas como a Merck, a Amazon e a Snap Inc. também apresentarem as suas contas.

Primeira “super quinta-feira” de 2017

O Banco de Inglaterra vai fazer a primeira reunião de política monetária deste ano, com o governador Mark Carney a divulgar depois desta as decisões relativas às taxas de juro, bem como o relatório trimestral da inflação. Com o país a ultrapassar as expectativas na segunda metade de 2016, tudo indica que o regulador melhore as previsões de crescimento. A questão será quanto mais poderá crescer um país com uma moeda enfraquecida que traz a inflação para cima e o consumo para baixo.

Quantos pediram subsídio de desemprego nos Estados Unidos?

“Este é o último relatório de emprego antes da eleição? Porque se for eu ganho isto facilmente”, dizia Donald Trump no segundo debate contra Hillary Clinton. Hoje será conhecido o número de cidadãos que se inscreveram para receber subsídio de desemprego na semana de 23 a 28 de janeiro. Será que Trump já conseguiu influenciar este indicador na sua primeira semana na Casa Branca?

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

5 coisas que tem de saber antes de abrirem os mercados

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião