Toyota sob pressão, aumenta estimativas de lucros

Trump não alivia a pressão e quer mais produção nos Estados Unidos. Ao mesmo tempo, a Toyota, que é das empresas que mais exporta para o país, prevê mais lucros operacionais para 2016.

A fabricante japonesa Toyota aumentou a previsão do lucro operacional relativa ao ano fiscal de 2016, avança a Bloomberg. O lucro operacional da Toyota deverá ser de 1,85 biliões de ienes, ou aproximadamente 15,2 mil milhões de euros, contra 1,7 biliões de ienes previstos anteriormente. É, no entanto, cerca de 10% menos do que as estimativas dos analistas, indica a agência.

Os mais recentes resultados da empresa, relativos ao terceiro trimestre fiscal de 2016, mostram uma queda de 39% no lucro operacional da Toyota, outro número aquém das expectativas. Por um lado, a fabricante automóvel com presença internacional tem beneficiado do fraco valor da moeda japonesa. Por outro, estará a ser prejudicada pelas posições tomadas pelo presidente norte-americano Donald Trump sobre o comércio transfronteiriço.

A Toyota é das empresas que mais automóveis exporta para os Estados Unidos. Com Trump a prometer “enormes” impostos aduaneiros, a empresa poderá ver-se em maus lençóis nos próximos tempos, mas garante estar atenta às movimentações do novo presidente. Segundo a Bloomberg, a Toyota fabrica a esmagadora maioria dos automóveis Lexus no Japão, ainda que os venda principalmente no mercado estadunidense. Já o modelo Tacoma é fabricado no México e exportado para o país vizinho.

Recorde-se que esta foi uma das empresas a merecer um tweet de Donald Trump — que, como é sabido, tem tanta ou mais força que qualquer outra declaração oficial do presidente. A Toyota já teria decidido produzir o modelo Corolla no México quando Trump a ameaçou com grandes taxas na fronteira. Desde então, a empresa anunciou investimentos de dez mil milhões de dólares nos Estados Unidos ao longo dos próximos cinco anos, ao encontro da política do magnata de acelerar a economia e criar mais empregos no país.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Toyota sob pressão, aumenta estimativas de lucros

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião