Costa abre a porta à reavaliação das comissões bancárias

  • Margarida Peixoto
  • 8 Fevereiro 2017

O primeiro-ministro admitiu esta quarta-feira rever as comissões que estão a ser cobradas pelos bancos, no sentido de proteger os clientes das instituições financeiras. Questão foi colocada pelo PCP.

O primeiro-ministro, António Costa, comprometeu-se esta quarta-feira no debate quinzenal a analisar as propostas do PCP e do BE sobre a proteção dos consumidores no que toca às comissões bancárias, bem como a contribuir para uma solução que proteja os clientes dos bancos.

A questão foi suscitada por Jerónimo de Sousa, secretário-geral do PCP, que criticou o aumento das comissões cobradas pelos bancos aos seus clientes. O deputado comunista referiu mesmo o “saque” que está a ser feito pelas instituições financeiras, a “fartura” que estão a arrecadar com este expediente. “Com a descida das taxas de juro, os bancos aproveitaram para cobrar serviços aos clientes”, serviços que antes era “inimaginável” que fossem cobrados, disse Jerónimo de Sousa. E pediu respostas ao primeiro-ministro.

António Costa começou por lembrar que “a crise, com a alteração do quadro regulatório, tem alterado os níveis de rentabilidade do sistema bancário”. Contudo, reconheceu que “esta matéria exige regulação” e apontou para os dois projetos de lei do PCP e do BE sobre a matéria. Costa frisou que o Governo se compromete a contribuir para uma solução que “proteja os consumidores”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Costa abre a porta à reavaliação das comissões bancárias

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião