Bancos espanhóis vão ter de devolver a totalidade dos juros

  • Lusa
  • 15 Fevereiro 2017

O Tribunal Supremo espanhol modificou a decisão anterior e afirmou que os bancos vão ter de devolver a totalidade dos juros que foram cobrados através das clausulas "suelo".

O Tribunal Supremo espanhol decidiu hoje que os juros cobrados indevidamente pela banca em contratos hipotecários antes de maio de 2013 devem ser devolvidos aos clientes das instituições financeiras. O Tribunal modifica a sua decisão anterior e alinha a sua posição com a doutrina estabelecida pelo Tribunal de Justiça da União Europeia de aplicação com efeitos retroativos àquelas data.

Os bancos espanhóis estão a devolver milhares de milhões de euros que foram cobrados “abusivamente” através das cláusulas “suelo” inseridas nos contratos celebrados de mútuo hipotecário. As cláusulas em questão previam que, mesmo que a taxa de juro fosse inferior a um determinado limiar (ou ‘suelo’) definido no contrato, o consumidor devia continuar a pagar juros mínimos equivalentes a esse limiar, sem poder beneficiar de uma taxa inferior.

O Governo espanhol já tinha aprovado em 20 de janeiro último uma lei para assegurar que os juros cobrados indevidamente nesses contratos hipotecários fossem devolvidos num prazo máximo de três meses através de um mecanismo extrajudicial. O procedimento será obrigatório para a entidade financeira sempre que seja solicitado pelo cliente. O setor bancário espanhol já criou provisões a contar que estas devoluções sejam feitas durante o corrente ano.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Bancos espanhóis vão ter de devolver a totalidade dos juros

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião