“Cláusulas suelo” provocam queda de 28% dos lucros do BBVA

BBVA teve de provisionar 577 milhões de euros por causa de uma decisão de um tribunal europeu de obrigar os bancos espanhóis de reembolsar as famílias os montantes indevidos nas "cláusulas suelo".

O lucro do BBVA caiu 28% no último trimestre depois de o segundo maior banco espanhol ter constituído provisões de 577 milhões de euros para fazer face a uma decisão de um tribunal europeu a propósito das chamadas “cláusulas suelo”, que impediram que muitas famílias beneficiassem dos juros baixos na Zona Euro.

O resultado líquido do banco espanhol situou-se nos 678 milhões de euros no quarto trimestre de 2016, um valor que compara com os 940 milhões registados um ano antes, revelou o BBVA num comunicado divulgado esta quarta-feira. Os analistas sondados pela Bloomberg antecipavam um lucro de 520 milhões de euros.

Este desempenho no final do ano não impediu que o BBVA lucrasse 3.475 milhões de euros em 2016, o que representa um crescimento de mais de 30% do lucro face a 2015. “A boa evolução das receitas recorrentes, a moderação dos gastos e a diminuição dos saneamentos são os principais fatores que explicam este crescimento”, referiu a instituição.

Francisco González, presidente do BBVA, destaca que o “lucro cresceu com força graças à diversificação geográfica e ao modelo de negócio do grupo”. “Além da gestão de curto prazo, avançamos de forma decidida no nosso grande projeto de transformação, cujo maior beneficiário é o cliente”.

"O lucro cresceu com força graças à diversificação geográfica e ao modelo de negócio do grupo. Além da gestão de curto prazo, avançamos de forma decidida no nosso grande projeto de transformação, cujo maior beneficiário é o cliente.”

Francisco Gonzalez

Presidente do BBVA

O BBVA está a fechar algumas agências e a eliminar postos de trabalho em Espanha, enquanto aposta forte em tecnológicas financeiras para acelerar a digitalização do banco. Além disso, para enfrentar o ambiente de baixa rentabilidade no mercado doméstico, está a contar com a exposição nos emergentes como fonte de crescimento do seu negócio.

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