Atualizar caderneta ao balcão do Montepio vai custar dois euros

Montepio vai passar a cobrar dois euros sempre que cliente quiser apenas atualizar a caderneta ao balcão. Novo preçário entra em vigor a partir de abril.

O Montepio já tinha fixado como meta voltar aos lucros já este ano. E parte da estratégia para regressar aos resultados positivos passa pelo aumento das comissões que cobra aos seus clientes. O banco já está a informar que vai atualizar o seu preçário com efeitos a partir de abril. Entre as mudanças está a subida do custo para efetuar a atualização da caderneta ao balcão, que sobe 100%: passa de um euro para dois euros. Mas há mais alterações.

Por exemplo, o Montepio vai começar a cobrar uma comissão de dez euros para emitir uma caderneta nova, quando até agora os clientes estavam isentos deste encargo quando solicitavam uma caderneta de origem ou por substituição. Estão isentos os clientes com idade inferior a 18 anos ou superior a 64 anos; clientes reformados com ou sem Conta Reformado; clientes reformados com pensão Montepio Geral Associação Mutualista e clientes com conta de serviços mínimos bancários.

Além disso, os titulares de contas à ordem com um património entre os 3.000 e os 5.000 euros vão passar a pagar uma comissão de manutenção de cinco euros por mês, mais do que os 3,5 euros que pagam hoje em dia. Continuam isentos quem tiver mais de 5.000 euros à ordem.

Em novembro do ano passado, o banco decidiu duplicar a comissão de processamento das prestações do crédito à habitação. Deixou de cobrar anualmente, passando o valor mensal para perto quatro euros.

O aumento das comissões surge num contexto de dificuldades do Montepio (e dos bancos) em extrair rendimentos a partir dos juros que cobram nos empréstimos. Isto mesmo foi assumido no plano de negócios do banco liderado por Félix Morgado que tem em vista o regresso aos lucros já este ano. Fazem parte ainda da estratégia do Montepio aumentar a captação de depósitos e estimular o crédito ao consumo.

O Montepio registou prejuízos de 67,4 milhões de euros até setembro de 2016.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Atualizar caderneta ao balcão do Montepio vai custar dois euros

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião