5 coisas que tem de saber antes de abrirem os mercados

O processo do Brexit conhece novos avanços, a Nokia apresenta resultados e pode revelar um novo telemóvel, o BCE divulga dados sobre a concessão de crédito. Assim começa a semana nos mercados.

A semana começa com novos avanços no processo de saída do Reino Unido da União Europeia, num dia em que a Câmara dos Lordes começa a analisar o diploma que autoriza o início das negociações para o Brexit. Hoje é também o dia em que a Nokia pode animar-se nos mercados: a tecnológica apresenta resultados e deverá revelar uma nova versão do clássico 3310. Já o Banco Central Europeu (BCE) vai mostrar como é que a concessão de crédito está a evoluir neste arranque de ano.

Lordes voltam a analisar Brexit

Continua o debate sobre o Brexit na Câmara Alta britânica. Esta segunda-feira, os Lordes vão analisar o projeto de lei, já aprovado no Parlamento, que autoriza a primeira-ministra Theresa May a dar início ao processo de saída do Reino Unido da União Europeia. A Câmara dos Lordes propôs, até agora, 12 emendas ao diploma, e espera-se que voltem a fazê-lo esta segunda-feira.

Como vai a concessão de crédito este ano?

O BCE divulga os mais recentes balanços das instituições monetárias da zona euro, relativos a janeiro, que permitirão conhecer a evolução da concessão de crédito neste arranque de ano. Por cá, a concessão de crédito tem estado em altas. Os dados mais recentes do Banco de Portugal mostram que os portugueses nunca pediram tanto crédito ao consumo, sobretudo para comprar carro. O regulador da banca europeia divulga ainda os dados relativos à massa monetária, que permitem conhecer a quantidade de dinheiro disponível na zona euro.

E a confiança na zona euro?

Noutro campo das estatísticas, a Comissão Europeia divulga os indicadores de sentimento económico e de clima de negócios, relativos a fevereiro. Por cá, o Instituto Nacional de Estatística (INE) apresenta os inquéritos de conjuntura às empresas e aos consumidores. A confiança dos consumidores da zona euro tem estado nos níveis mais elevados dos últimos 17 anos, sobretudo graças às boas perspetivas quanto à situação financeira do agregado familiar e quanto à situação económica do país.

Nova vida para a Nokia

É dia de novidades para a Nokia. A tecnológica apresenta hoje os resultados financeiros de 2016, no mesmo dia em que deverá apresentar a nova versão do mítico 3310, aproveitando o Mobile World Congress para fazê-lo. Pode ser um ponto de viragem para aquela que já foi a líder do segmento de telemóveis mas que, hoje, tem uma quota de mercado muito reduzida no segmento de smartphones.

Dia de prestar contas

Há vários países a apresentar indicadores económicos esta segunda-feira. Espanha apresenta os dados da inflação de fevereiro, na ressaca da festa do crescimento superior a 3% em 2016. Os analistas apontam para que os preços em Espanha tenham acelerado ainda mais que em janeiro, quando a inflação se fixou em 2,9%. Nos Estados Unidos, novos indicadores sobre as intenções de investimento, com a divulgação do índice de pedidos de bens duráveis, enquanto, no Japão, são divulgados os índices de produção industrial e o de comércio a retalho.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

5 coisas que tem de saber antes de abrirem os mercados

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião