Velar aquece a concorrência nos SUV de luxo

Vem ocupar o vazio entre o Range Rover Evoque e o Range Rover Sport. E promete ser uma dor de cabeça para os concorrentes, tanto pelo estilo como pelas inovações que trás.

Depois de um teaser, a Land Rover levantou o véu do seu novo modelo. O Velar, nome que herda de um dos protótipos da marca, vem ocupar o vazio entre o Range Rover Evoque e o Range Rover Sport, afirmando-se como um SUV com um design luxuoso, mas sem descurar a potência, tanto dos motores a gasóleo como dos sobrealimentados a gasolina.

“Quase meio século depois, o espírito inovador continua vivo com a incorporação de um quarto membro na família Range Rover”, diz a marca. E como já vem sendo hábito nos restantes modelos, a fabricante promete “níveis de luxo, requinte e capacidade fora de estrada nunca vistos no segmento dos SUV médios”.

Esteticamente, o Velar assume-se como um grande coupé, demonstrando um espírito bem mais desportivo do que os seus irmãos. Um design distintivo com o qual a marca pretende fazer frente à forte concorrência num segmento onde “militam” os GLC, da Mercedes, o BMW X4 e o Porsche Macan, mas também o F-Pace, da Jaguar, e, em breve, o Stelvio, da Alfa Romeo.

“Inclui características que irão definir a tendência, como o vanguardista sistema de informação e entretenimento Touch Pro Duo, os faróis elegantes em Matriz de LED laser, os puxadores das portas articulados à face ou os detalhes polidos em cor de cobre”, nota a marca. Mas para conquistar mercado, é preciso também ter motores. E há seis neste Velar que chega em setembro, com preços a partir de 68.212 euros.

A versão mais eficiente, segundo a marca, é o Ingenium diesel 2.0 de 180 cv, sendo o mais potente da gama o 3.0 V6 Supercharged a gasolina de 380 cv. Permite ao Velar acelerar de 0 a 100 km/h em apenas 5,7 segundos e atingir uma velocidade máxima eletronicamente limitada a 250 km/h.

No mercado nacional, o foco deverá recair sobre os motores a gasóleo. Estarão disponíveis versões de 180 (com um preço de entrada de 71.033 euros) e 240 cv. “Dentro de alguns meses estará disponível uma versão ainda mais potente de 300 cv”, o diesel V6 conjuga emissões de apenas 167 g/km “com um binário extraordinário de 700 Nm que permite uma aceleração sem esforço e melhora a capacidade fora de estrada”, diz.

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