BCE pode subir juros antes de acabar estímulos. Euro dispara.

  • Juliana Nogueira Santos
  • 10 Março 2017

Draghi poderá subir a taxa de juro de referência antes de acabar com o programa de estímulos à economia europeia. O euro já reagiu, atingido máximos de cerca de um mês.

A era dos juros negativos na Europa pode estar a acabar. O Banco Central Europeu (BCE) estará a considerar subir a taxa de juro ainda antes de acabar com o programa de estímulos à economia, segundo afirmou uma fonte próxima do assunto à Bloomberg.

Esta hipótese terá sido ponderada na reunião desta quinta-feira, onde os membros do Conselho de Governadores discutiram maneiras de acabar com os estímulos económicos inconvencionais, mas não foi apresentada a público qualquer estratégia em específico. Nas declarações que deu aos jornalistas, Mario Draghi afirmou que “não houve discussão sobre o quantitative easing“.

Desde a crise financeira de 2008, o BCE tem mantido a taxa de juro de referência em valores negativos — está em -0,4% desde março de 2016 — e seguido um plano de compra de dívida soberana, apelidado de quantitative easing.

Alguns indicadores de mercado apontavam para que os juros só fossem subir em 2018, enquanto o BNP Paribas previu que estes sofressem uma modificação ainda em setembro deste ano.

A notícia do fim dos juros negativos e da continuidade do programa de estímulos fez com que o euro valorizasse em relação ao dólar, tendo disparado 0,93% para 1,0671 dólares. Este valor estabelece-se como máximo de cerca de um mês.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

BCE pode subir juros antes de acabar estímulos. Euro dispara.

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião