CTT em novos mínimos históricos após resultados

As ações dos CTT já estiveram a perder mais de 5%, com os investidores a receberem com desagrado as contas de 2016, apesar de a quebra dos resultado já ser esperada.

A notícia já era esperada, mas o mercado não gostou. As ações dos CTT seguem em forte queda na última sessão desta semana, sinalizando novos mínimos históricos, depois de a empresa liderada por Francisco Lacerda ter divulgado resultados aquém das estimativas iniciais.

As ações dos CTT recuam 4,01%, para os 4,81 euros, depois de terem tombado 5,39% fixando um novo mínimo histórico nos 4,74 euros. O mau desempenho bolsista do título acontece depois de, nesta quinta-feira, a empresa ter anunciado que os lucros relativos a 2016 desceram 13,7%, para 62,2 milhões de euros, penalizados pela quebra do negócio da entrega do correio no último trimestre. No final de janeiro, a empresa já tinha alertado que os seus resultados anuais iriam ficar abaixo das previsões iniciais. Contudo, os números divulgados nesta quinta-feira ficam aquém daquilo que era esperado pelos analistas. A média das estimativas compiladas pela Bloomberg, apontavam para que os lucros dos CTT se tivessem situado nos 63,7 milhões de euros no ano passado.

Ações dos CTT em queda

Fonte: Bloomberg

“Consideramos que os resultados foram negativos com uma pressão considerável ao nível do EBITDA, nomeadamente no Correio”, escreveu Artur Amaro, analista do Caixa BI numa nota divulgada já esta manhã, já que este indicador caiu 47,8% no último trimestre de 2016, face ao mesmo período do ano anterior. O banco de investimento salienta o papel da diminuição no consumo por parte da Autoridade Fiscal que teve um impacto de dez milhões de euros nas receitas consolidadas. Recorde-se que, no final do ano passado, o Governo anunciou que iria passar a notificar os impostos em atraso através de correio eletrónico, o que penalizou as receitas da empresa de serviços postais.

"Consideramos que os resultados foram negativos com uma pressão considerável ao nível do EBITDA, nomeadamente no Correio.”

Caixa BI

Apesar dessa pressão negativa, o lucro de 16,7 milhões de euros registado pelos Correios no último trimestre do ano passado acabou por ficar 1,7 milhões de euros acima do esperado pelo Caixa BI. Mas, em contrapartida, ficou ligeiramente abaixo do estimado pelo Haitong. Numa nota divulgada esta manhã o banco de investimento manteve a sua “visão de que os CTT foram demasiado penalizados devido a alguma perda de confiança na gestão“. No entanto, acrescenta que “acredita que com uma boa execução os objetivos podem ser atingidos nas estimativas de 2017 e valor pode emergir”. O Haitong tem uma recomendação de “comprar” para o título, tendo os 7,1 euros como preço-alvo, um target que representa um potencial de subida de 48% face à atual cotação. O banco de investimento diz ainda que o potencial oferecido pelo negócio do banco postal poderá constituir um trigger par uma potencial revisão em alta de avaliação.

No acumulado do ano, as ações dos CTT já desvalorizaram mais de 25%, o pior registo entre as cotadas do índice PSI-20.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

CTT em novos mínimos históricos após resultados

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião