Bloco de Esquerda traz “Plano B para a Europa” a Lisboa

  • Lusa
  • 12 Março 2017

Próxima cimeira da iniciativa para pensar a Europa vai decorrer em Lisboa. Líder parlamentar do BE recusa uma solução de Europa a várias velocidades.

A próxima Cimeira para um “Plano B para a Europa”, iniciativa de que o Bloco de Esquerda (BE) faz parte, vai realizar-se em Lisboa, em outubro, disse este domingo à agência Lusa o líder parlamentar do BE.

Pedro Filipe Soares, que falava a partir de Roma, disse que o encontro de outubro, na capital portuguesa, servirá para assinalar “os 10 anos do Tratado de Lisboa e de todas as promessas falhadas desse tratado, as promessas de inclusão e de resposta ao défice democrático”.

A iniciativa “Plano B para a Europa” junta representantes de movimentos e partidos europeus como o Parti de Gauche francês, o Die Linke alemão, a Sinistra Italiana, o Partido da Esquerda da Suécia, o espanhol Podemos, e o grego Caminho da Liberdade, entre outros, por “uma alternativa política à austeridade na Europa”.

A Cimeira do “Plano B para a Europa” que decorreu em Roma durante este fim de semana constituiu “uma espécie de registo alternativo dos 60 anos do Tratado de Roma”, afirmou à Lusa o líder parlamentar do BE, defendendo que “a União Europeia está a ir contra os pressupostos de solidariedade e de avanço civilizacional” desse tratado.

"[Os cenários apresentados pela Comissão Europeia] desembocam todos numa Europa a várias velocidades, o que é um ataque à ideia de convergência que norteava aquele que se dizia ser o espírito do Tratado de Roma.”

Pedro Filipe Soares

Líder da bancada parlamentar do BE

Segundo Pedro Filipe Soares, os cinco cenários apresentados no início deste mês pela Comissão Europeia “desembocam todos numa Europa a várias velocidades, o que é um ataque à ideia de convergência que norteava aquele que se dizia ser o espírito do Tratado de Roma”.

No seu entender, tem-se assistido a uma “maior concentração de poderes em forças não eleitas e falta de solidariedade” na União Europeia, que mostra “incapacidade de responder às crises económica e social”, ao mesmo tempo que parece ganhar peso “uma vertente militarista”.

“A Europa ou é de convergência ou vai no caminho do seu desmantelamento”, sustentou, dizendo que o BE se baterá por “um caminho alternativo”, baseado “nos valores do progresso e do Estado social, contra o retrocesso da Comissão Europeia e do Conselho Europeu”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Bloco de Esquerda traz “Plano B para a Europa” a Lisboa

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião